
No documento, publicado no Diário Oficial da União, ficou estabelecido que, todos os hemocentros do país poderão receber doações voluntárias dos jovens a partir de 16 anos e idosos até os 67 anos, 11 meses e 29 dias.
Os candidatos à doação menores de 18 anos só poderão doar com o consentimento dos pais. Para isto, o hemocentro criou um Termo de Consentimento, onde o responsável legal é informado que o menor será submetido a exames clinicos e sorológicos, e que, somente o doador poderá receber os resultados dos exames realizados.
A medida se faz necessária para que as informações acerca do doador sejam mantidas em sigilo. O termo ficará disponível no site do Hemoce e na recepção do doador de toda hemorrede.
No referido termo, serão pedidas informações, como: número e tipo do documento apresentado (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista ou carteira profissional emitida por classe), o número do CPF, a data de nascimento, a filiação e a assinatura (conforme o documento) do responsável e do menor.
Como medida de segurança para o Hemoce e para o doador, o responsável, caso não possa comparecer ao local da doação, precisa anexar a cópia do documento apresentado. Para os casos de tutela, deverá ser entregue cópia do documento legal (Tutela Jurisdicional).
O Hemoce está com sua equipe preparada para atender os novos doadores. Entre para a corrente sanguínea e convide alguém a doar. Sua doação pode salvar até 3 vidas! Uma forma fácil de o doador chegar até o Hemoce é acompanhar o calendário de coletas externas disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br), todos os dias nossa a Unidade Móvel está num ponto diferente da cidade.
Os doadores também tem a oportunidade de reunir uma turma de amigos, colegas de trabalho ou mesmo a familia e ligar para a captação de doadores do Hemoce (3101.2300/3101.2292) solicitando fazer parte do Projeto Caravana da Solidariedade. Uma van do Hemoce vai até o lugar agendado e realiza o transporte de ida e volta dos doadores, garantindo segurança àqueles que levam esperança a muitos pacientes, apenas com um gesto.
* Com informações do Hemoce
0 comentários :
Postar um comentário