
Da solenidade, participou a secretária da Educação, Izolda Cela, e do ministro da Educação, Fernando Haddad.
Na ocasião, Haddad citou o Ceará como referência nacional no desenvolvimento educacional. “Acompanho o Paic há algum tempo e o Ceará serve de exemplo para o País por implantar e superar os desafios com a utilização de recursos e com muito mais uso de vontade. O Ceará é exemplo na educação básica, profissional e superior”, disse.
Um comparativo entre os resultados obtidos mostra uma média de 162,6 pontos em 2010 contra 142,5 em 2009. O sucesso do programa foi tamanho que motivou o Governo do Estado a ampliar o seu alcance.
A secretária Izolda, acompanhada da presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro, da presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), Célia Costa Lima, do presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará (UNDIME), Elício Cavalcante, da presidente da União dos Conselhos Municipais de Educação do Estado, Diva Medeiros do Carmo, e da coordenadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Márcia Diógenes, lançou o Paic Mais, visando estender as ações hoje destinadas aos 1º e 2º anos do ensino fundamental até o 5º ano nas escolas públicas dos 184 municípios cearenses.
ORÓS, CEDRO E JAGUARIBE PREMIADOS - Como forma de reconhecimento e incentivo às escolas com melhores índices de alfabetização, foram premiadas 150 unidades públicas, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa). A premiação foi entregue pelas mãos da secretária Izolda Cela e do ministro Fernando Haddad.
Participaram da solenidade os deputados Roberto Cláudio, presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Nenem Coelho, Wellington Landim, Professor Teodoro, Júlio César Filho, o presidente do Conselho Estadual de Educação e demais autoridades.
Entre as escolas premiadas no 2º ano no Estado, estão as escolas municipais de:EEIEF Raimundo Ferreira Lima (Jaguaribe, da CREDE 11 de Jaguaribe)
EEIEF Ulisses Paranhos Maia (Jaguaribe, da CREDE 11 de Jaguaribe)
EEF Padre Djalvo Bezerra Alencar (Orós, da CREDE 16 de Iguatu)
EEF Manoel Raimundo Montanha (Orós, da CREDE 16 de Iguatu)
EEF Tereza Dutra (Cedro, da CREDE 17 de Icó)
ICÓ ENTRE OS PIORES - Os dados negativos do Ceará vão para o Icó. Isto porque a CREDE 17, da qual o Icó é sede, foi a que menos registrou escolas premiadas em comparação às demais, apenas uma, em Cedro. Além disso, a Coordenadoria anotou boa parte dos municípios com os mais baixos índices de Proficiência Média do Estado. Veja o ranking dos piores do Ceará:
1°_Umari - 117,5
2°_ Acarape - 125,2
3°_Icó - 131,5
4°_Fortaleza - 131,7
5°_Cedro - 132,3
Confira mais informações: resultados - municípios
MAPAS DA ALFABETIZAÇÃO - PAIC 2007-2008-2009 e 2010
0 comentários :
Postar um comentário