Políticos icoenses na história - Deputado Tarcísio Monteiro

José Tarcísio Campos Monteiro, Tarcísio Monteiro ou 'Tarcisinho' para os mais próximos. Pertencente à tradicional família Monteiro de Icó, em apenas uma legislatura (1987-1990) o legislador de Icó teve atuação marcante para sua cidade e para os cearenses.


O CENÁRIO POLÍTICO - Pertencente ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Tarcísio foi eleito como deputado estadual com o sufrágio de 18.829 votos.

Monteiro foi eleito para a 22ª legislatura da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) com pessoas de destaque atual no cenário político, como o candidato a governador Marcos Cals (pertentencente na época ao PDS); Ciro Gomes (do então PMDB); e Ilário Marques (PT).

A confirmação do nome do icoense aconteceu em conjunto com a eleição de Tasso Jereissati ao governo (1,4 milhão de votos - 52,2%); Mauro Benevides e Cid Carvalho para o Senado; e Lúcio Alcântara (então PFL), Paes de Andrade (então PMDB) e César Cals (então PDS) , além de outros nomes para a Câmara Federal, na mesma época.


HISTÓRIA DE VIDA - Nascido em Icó no dia 21 de dezembro de 1937, filho de Josefa Campso Monteiro e de Walfrido Monteiro Sobrinho. Era irmão do também deputado José Walfrido Monteiro, que desapareceu do cenário político prematuramente no dia 8 de outubro de 1992, em Fortaleza.

Tarcísio Monteiro deu início à sua educação a partir do curso primário no Seminário Diocesano São José, em Crato. Logo após, seguiu ao Seminário Arquidiocesano de Fortaleza, onde fez o Ginasial, passando para o Científico no Colégio Fortaleza.

No nível superior, ingressou no curso de enfermagem, participando o mesmo de vários cursos, seminários e congressos. Também foi membro especial da Associação Brasileira de Enfermagem – ABE e Diretor da Clínica Walfrido Monteiro Sobrinho, em Icó.

Destacou-se no Diretório Regional dos Estudantes e foi professor de Biologia do Colégio e Escola
Normal Senhor do Bonfim, em Icó, além de Diretor do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará – IDACE, no Governo Ciro Gomes.


AÇÕES PARA O ICÓ - Durante seu trabalho legislativo, Campos Monteiro participou da:

1__Construção de Unidades de Saúde Regional, entre os quais o Hospital Regional Walfrido Monteiro Sobrinho, numa justa homenagem a seu pai, um dos maiores líderes políticos da Região;

2_Construção da rede de estabelecimento de água na periferia de Icó;

3_Transformação da unidade sanitária de Serviço Especial de Saúde – SS;

4_Recuperação da rodovia no trecho de Icó a Iguatu;

5_Construção de linhas de energias rurais, possibilitando a irrigação, no Alto da Várzea e Baixio da Roncadeira;

6_Construção de grupos escolares em toda comunidade rural;

7_Extensão de repetidora (sinal de Televisão) em Alto da Várzea e Icozinho;

8_Construção de estradas ligando Icó-Fazenda Icó-Pedrinhas;

9_Ações junto ao DNOCS, visando o atendimento dos pleitos de interesse de Icó, em especial, os direcionados à construção de açudes e estradas;

10_Voto de Minerva para liberação do 13° salário dos servidores estaduais, em 1987.


ATUAÇÃO LEGISLATIVA - Os 10 destaques apontados acima confirmam o trabalho realizado pelo deputado icoense, sendo Tarcísio Monteiro Deputado Constituinte na histórica legislatura de 1987/1990.

Os jornais da época (O Estado, Tribuna do Ceará, O Povo e Diário do Nordeste) trazem o registro histórico da luta do representante da Assembleia Legislativa do Estado.

Como exemplo, pode-se destacar o assentamento de 20 colonos em Lima Campos pelo DNOCS, além da proposta de criação do Conselho Estadual de Ações Permanentes contra as Secas, que contou com a participação de Comunidades Rurais, Defesa Civil, DNOCS, Sindicatos de Trabalhadores, entre outros.


EMANCIPAÇÃO DE LIMA CAMPOS E ICOZINHO - Outro destaque que se faz é que o debate sobre as emancipações de distritos cearenses em municípios começou bem antes de 2010.

Tarcísio Monteiro fez parte, juntamente com outros deputados, do debate sobre o processo emancipatório, incluindo os distritos de Lima Campos e Icozinho, em Icó.

Novamente tentou a reeleição nas eleições de 1990, mas sem sucesso, obtendo 1.822 votos e ficando na suplência, quando já fazia parte do PSDB.

Nesta mesma época, seu irmão Aldo Marcozzi Monteiro, pelo PMDB, também disputou uma vaga à Assembleia Legislativa do Ceará e obteve 4.447 votos, representando o PMDB.

Mais que palavras, trazemos abaixo algumas manchetes de jornais referentes ao trabalho deste icoense de nascimento e de coração, que prematuramente saiu deste mundo terreno.





* Com informações colhidas no site da Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) e recortes de jornais enviados por Pierre Monteiro
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :