Fogo e mais fogo. As recentes queimadas, desde o início de agosto, que se espalham pelo Brasil fez o Ministério do Meio Ambiente decretar estado de emergência ambiental em 14 estados e no Distrito Federal.Dos estados, três são nordestinos, sendo o Ceará um deles. O decreto possibilita, caso necessário, os Estados a contratarem brigadistas para combater o fogo, sem necessidade de licitação.
A publicação da portaria com a lista dos Estados e do DF foi publicada nesta segunda (06), no Diário Oficial da União. Este novo documento incluiu o Distrito Federal, visto que os demais estados já se encontravam sob emergência ambiental desde abril.
NÚMEROS - Os números confirmam a previsão alarmante o qual passa o Brasil. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e divulgados no Portal da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), registrou-se 28.608 focos de incêndio no território brasileiro, em agosto de 2010.
Já em setembro, até esta terça-feira (07), 9.271 focos foram registrados. Ainda de acordo com especialistas, o período crítico de queimadas só deve terminar em outubro. Outro fator que soma-se às queimadas, prejudicando o meio ambiente e o ar, é a baixa umidade relativa, fator conjunto de agravamento da situação.
0 comentários :
Postar um comentário