Acontece no próximo sábado, dia 12 de junho, a 1ª etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite 2010.Com o slogan “Vacinou, é Gol. Vamos Vestir a Camisa da Vacinação Infantil”, a meta é vacinar 16 milhões de crianças menores de cinco anos em todo o país, 741.189 crianças só no Ceará. A segunda etapa está programada para o dia 14 de agosto.
O último caso de paralisia infantil registrado no Ceará foi em 1988. E para que a doença continue bem longe das crianças, foi montado em todo os Estado, um grande esquema. Serão 1.692 postos fixos e 20 mil postos volantes, funcionando das 8 à 17 horas, espalhados por todos os 184 municípios cearenses, com envolvimento de mais de 30 mil pessoas.
E MAIS – No estoque de vacinas, além da Sabin, que imuniza contra a paralisia infantil, estão as vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), e contra hepatite B, difteria e tétano e ainda contra rotavírus.
ALERTA - Embora o Brasil seja considerado um dos países livres da poliomielite, é importante que as campanhas continuem sendo desenvolvidas e que os pais ou responsáveis se conscientizem da importância de proteger seus filhos de 0 a 4 anos. Isso porque ainda existem países em que o vírus da poliomielite é bastante ativo e se uma criança brasileira tiver contato com uma pessoa que venha de outro país para o Brasil com o vírus circulante da doença, é possível desenvolver a paralisia infantil.
Para que uma região seja declarada livre da poliomielite, deve-se ter pelo menos três anos livre ou sem nenhum caso de pólio e o país deve ter capacidade de detectar, notificar e reagir aos casos de pólio.
A DOENÇA – A poliomielite é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus que invade o sistema nervoso através da boca e multiplica-se no intestino, provocando paralisia numa questão de horas.
Os sintomas iniciais são: febre, fadiga, dores de cabeça, vômitos e rigidez no pescoço e dores nos membros. Uma em cada 200 infecções conduz a uma paralisia irreversível (geralmente nas pernas). Entre os que ficam paralisados, 5 a 10% morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados.
* Com informações da Jangadeiro online e do Min. da Saúde e Sec. de Saúde do Ceará
0 comentários :
Postar um comentário