Som Cearense: Forró Casa de Reboco

No mês do São João o ritmo do Forró é mais "lei" do que nunca no Nordeste, terra da qual o "dois para lá e dois para cá" acontece onde o som do trio sanfona, triângulo e zabumba se fizer presente.

E nesse ritmo do Forró, o "Som Cearense" já completa mais de um mês estacionado no município de Barbalha. O motivo é a qualidade do som local.

E neste domingo (20), o Forró Pé-de-serra continua. A quarta atração deste recanto caririense é o Forró Casa de Reboco, cujo nome remete a uma música do mestre Luiz Gonzaga. O grupo de forró leva, conforme eles próprios definem "o mais puro som das nossas raizes, uma batida envolvente cadenciada e harmonia inigualavel".

Com o espaço no Palco Mp3, de música independente, Custódio Teixeira comanda o grupo que tem o tempero e o cantar do forrobodó caririense. Nas músicas presentes estão presentes os elementos da geografia e estórias do sertão nordestino.

No espaço de divulgação, "Me Olha", "Caminhos" e "Estrela (Star Fix)" são algumas das músicas para ouvir. Contatos com Custódio Teixeira, pelos telefones: (088) 9263-1806 e (088) 3532-0145.



BARBALHA - Apesar de nascido em Missão Velha, Barbalha é a cidade na qual reside o artista. A cidade que hoje faz parte do conjunto CraJuBar (Crato-Juazeiro-Barbalha) era habitada pelos índios Kariri, nas terras localizadas às margens do Riacho Salamanca. A modificação da realidade aconteceu com as entradas no interior brasileiro durante o século XVII.

Com a presença do homem branco aconteceram a catequização dos indígenas e os agrupamentos em aldeiamentos ou missões. A presença se intensifica com a busca de metal precioso, nas ribanceiras do Rio Salgado, que trouxe como consequência a doação de sesmarias.

Posteriormente, um núcleo urbano cresce ao redor da capela de Santo Antonio, e mais tarde viria a tornar-se a Freguesia do Santo Antônio de Barbalha. O topônimo Barbalha aparece a partir de 1838, e tem alusão ao nome de uma moradora de uma sítio da região. Atualmente, o município tem uma população de 53.011, segundo estimativas do IBGE para 2009.

Além de sua história, Barbalha se destaca por ter presente em seu território a Floresta Nacional do Araripe, o Arajara Park e o Balneário do Caldas. Tem como principal evento cultural a Festa do Pau da Bandeira, que ocorre anualmente em junho. Neste evento, é homenageado Santo Antônio, padroeiro da cidade. Atualmente, Barbalha tem quatro distritos: sede, Arajara, Caldas e Estrela.


::: Confira algumas músicas do Forró Casa de Reboco


ME OLHA -


________

CAMINHOS -

________

ESTRELA (STAR FIX) -

Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

1 comentários :

TC AUDIO STÚDIO disse...

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a iniciativa pela qual faz este site na divulgação desse ritimo tão nordestino que é o forró pé de serra...faz tempo que esta matéria foi postada...mas agradeço a portunidade dada ao nosso grupo CASA DE REBOCO Forte abraço: Custodio Teixeira.