O empate de Dilma com Serra no Datafolha *

Pego flagorosamente em uma manipulação grosseira, do tipo que faz o mais simplório eleitor ignorar os dados levantados, quando do nada o instituto Datafolha apresentou uma vantagem fajuta de 12% a fovor de Serra em relação a Dilma, apresentada num cenário que excluía o candidato Ciro Gomes, apesar do Vox Populli e o Sensus demonstrarem o crescimento contínuo de Dilma e, pela primeira vez, a colocarem em vantagem sobre Serra, ainda que em quadro de empate técnico, o Datafolha se viu compelido pela realidade dos fatos a ajustar os seus números sob pena de cair em total descrédito perante a opinião pública. O Ibope que tem acompanhado pari passou o Datafolha também está na berlinda e corre sério risco de ter sua credibilidade afetada.


Levantamento do Datafolha divulgado no final de semana passado que coloca Dilma literalmente empatada com Serra em 37% a 37%, é o resultado direto de uma série de questionamentos feitos na blogosfera, acerca de eventual manipulação da metodologia que o instituto adota.

A folha de São Paulo, proprietária do Datafolha, teve a ousadia de questionar a lisura das pesquisas realizadas pelos dois institutos de pesquisas mineiros, o Vox Populli e o Sensus, ensejando ao PSDB entrar com representação na justiça eleitoral contra o Sensus que lhe rendeu multa de 55.000 reais, apenas porque os números deste instituto divergiam dos apresentados no Datafolha e que eram nitidamente manipulados.

Como o plano A, de ganhar a eleição pelo voto parece estar com os dias contados, o plano B entrou em pauta com toda força. Agora foi a vez de outro ministro do STF, Marco Aurélio Melo, que tem fama de falastrão e de antecipar voto em matéria que posteriormente pode vir a apreciar, deixar subentendido em entrevista ao sabujo da Folha, josias de Souza, que caso a oposição represente contra Dilma no TSE por propaganda eleitoral antecipada ela poderá ter seu registro de candidata cassado.

O desespero se explica nos dados da última pesquisa Datafolha que mostra uma aproximação perigosa de Dilma no reduto eleitoral de Serra, o Estado de São Paulo. Em janeiro do corrente ano, o Vox Populli apresentava Serra com 49% e Dilma com 18% da preferência dos paulistas.

Cinco meses depois Serra tem 44% e Dilma 30%. Uma vantagem de 31% caiu para penas 14% onde Serra precisa sair com uma vantagem de pelo menos cinco milhões de votos, se quiser sonhar com a vitória.

O pior é que a mesma pesquisa diz que 51% do eleitorado paulista votariam no candidato apoiado por Lula. ( Soma entre os que votariam com certeza e os que votariam dependendo do candidato ). Fica cada vez mais claro que venderam uma mercadoria a Serra que não poderão entregar, daí porque o plano B ganha cada vez mais força.

Quem acessar o sitio da Folha de São Paulo, deparar-se-á com uma enquete no mínimo golpista e desesperada revelando que irão as últimas consequência para impedir que Dilma assuma se vencer as próximas eleições.

A enquete faz uma perguntinha inocente, dirigida a enquadrar juridicamente a campanha de Dilma. " Você acha que a propaganda antecipada deveria ser punida com a impugnação de candidaturas?". Claramente querem induzir a justiça eleitoral a inteferir na vontade do eleitorado, uma vez que não conseguirão determinar a vontade de eleger Serra ao conjunto da populalação brasileira.

______________
* Texto escrito e enviado por Kid Jansen de Alencar Moreira
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :