Festa do Pau da Bandeira, em Barbalha, será documentada pelo Iphan Ceará

Uma das festas mais tradicionais do Ceará e que faz parte do calendário folclórico, em especial na época junina, a Festa do Pau da Bandeira, de Barbalha, será documentada pelo Iphan do Ceará para registro com Patrimônio Cultural Brasileiro.

O Iphan-CE estará realizando a filmagem de um documentário sobre a festa que será dirigido pelo premiado cineasta brasileiro, Rosemberg Cariry, no dia 30 de maio, data do Carregamento do Pau da Bandeira. A data marca a abertura das homenagens a Santo Antônio.


O EVENTO - Desde o ano de 1928 que o carregamento e hasteamento do Pau da Bandeira abre oficialmente os festejos dedicados ao santo casamenteiro.

Esse fato representa a mistura do profano ao sagrado e se inicia com a escolha do tronco de uma árvore de grande porte, que recebe a bandeira com a imagem do padroeiro.

Logo após o tronco recebe a bandeira com a imagem do padroeiro e é erguido na frente da Igreja Matriz de Barbalha. Essa prática é realizada anualmente, no último domingo de maio ou no primeiro domingo de junho, quando centenas de homens do município transportam nos próprios ombros um tronco de aproximadamente duas toneladas do Sítio Malhada à Igreja Matriz, distância de cerca de 7 km.
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

1 comentários :

Liberio disse...

A tradicional Festa do Pau da Bandeira em Barbalha já é um dos maiores eventos populares e folclóricos do Brasil.
Segundo a Polícia Militar, cerca de 350 mil pessoas passaram por Barbalha nesse dia. Também não houve violência, a não ser ocorrência rotineiras como embriaguez. Tudo correu em paz.
O prefeito José Leite está fazendo a festa totalmente gratuita na sua parte social, com enorme aprovação do povão;