Novidades na área política, no quesito de pesquisas. O jornal O Estado encomendou o Instituto Zaytec Brasil uma pesquisa de intenção de votos, para o Governo do Estado.Os dados foram publicados nesta segunda-feira (08) e apontam uma liderança folgada do atual governador Cid Gomes (PSB). Na segunda posição, logo atrás, aparece o também possível candidato Roberto Pessoa (PR).
A novidade desta coleta de informações de intenção de voto, é a inclusão de candidatos do PT e do PSDB, que descentralizariam os votos. O jornal O Estado ainda trará dados para a Presidência da República e o Senado.
UNIVERSO AMOSTRAL - A coleta de dados foi realizada a pedido do O Estado e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TER), sob o Protocolo Nº 4309/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Protocolo Nº 2385/2010.
Durante os dias 16 e 19 de janeiro de 2010 foram realizadas as coletas de dados, divididos em Região Administrativa: Metropolitana, Litoral Oeste, Sobral Ibiapaba, Sertão dos Inhamuns, Sertão Central, Baturité, Litoral Leste / Jaguaribe e Cariri / Centro Sul.
Foi procedida uma escolha aleatória de 30% do número de municípios de cada uma das Regiões Administrativas, em um total de 57 localidades. A partir dos municípios escolhidos, compõem-se dessa forma um conjunto de 2.479.117 eleitores, ou 43,91% do total do Estado do Ceará. A margem de erro chega a 2,43% um nível de confiança de 95,00%, com 1.600 entrevistados.
TRÊS CENÁRIOS - A pesquisa realizada utilizou-se de três cenários. A primeira, com a utilização de um candidato do PT (Hilário Marques) e do PSDB (Luiz Pontes). O outro cenário toucou o candidato do PSDB (Luiz Pontes por Marcos Cals). Já na última possibilidade, foi excluído o candidato do PSDB e trocado o do PSOL (João Alfredo por Renato Roseno).
O verificado foi uma aparente inalteração quanto às posições e diferenças, com destaque para a liderança de Cid Gomes (PSB) e a segunda posição com Roberto Pessoa (PR). Os números confirmariam uma vitória ainda no primeiro turno de Gomes.
CID COM MAIOR REJEIÇÃO E ROBERTO POUCO CONHECIDO - Um fato constatado e apontado pelo jornal O Estado, é a alta taxa de rejeição do atual governador do Ceará, postulante à reeleição. 21,3% dos cearenses não votariam de jeito nenhum, o que pode vir a trazer mudanças futuras. Por outro lado, Roberto Pessoa tem a menor rejeição (12,2%).
Além disso, os dados mostraram que Cid Gomes é o candidato mais conhecido (97,7%), enquanto Pessoa o menos conhecido (72,5%), o que pode ajudar no futuro, pois tem um potencial de eleitorado ainda alto.
:: Confira abaixo, os três cenários:



0 comentários :
Postar um comentário