
CEARÁ REGULAMENTA A FITOTERAPIA NO SUS - Uma novidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mais especificamente no Ceará, é a regulamentação do uso de plantas medicinais, fitoterápicos e serviços relacionados à fitoterapia.
FITOTERAPIA NO SUS NO CEARÁ II - O Estado torna-se pioneiro no Brasil e utiliza como base as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS e a Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), o decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 8 de janeiro.
FITOTERAPIA NO SUS NO CEARÁ III - O decreto autoriza a Secretaria da Saúde “a implantar a política de incentivo à pesquisa, o desenvolvimento tecnológico, a produção e a inovação de produtos fitoterápicos, a partir da biodiversidade regional”. Esta política, de acordo com a Secretaria, abrange plantas medicinais nativas e exóticas adaptadas, amplia as opções terapêuticas aos usuários do SUS, e ainda prioriza as necessidades epidemiológicas da população.
FITOTERAPIA NO SUS NO CEARÁ IV - Este documento ainda regulamenta a Lei nº 12.951, de 7 de outubro de 1999, que dispõe sobre a Política de Implantação da Fitoterapia em Saúde Pública no Estado do Ceará e é anterior à Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, de 22 de junho de 2006.
FITOTERAPIA NO SUS NO CEARÁ V - A viabilização da fitoterapia no SUS no Ceará é trazido ainda no decreto, que determina a implantação de farmácias vivas nas microrregiões de saúde do Estado, onde, neste caso, se inclui a microrregião de Icó, que deve ser beneficiada.
FITOTERAPIA NO SUS NO CEARÁ VI - A aplicação da política de fitoterápicos se dará através, primeiramente, do reconhecimento do Horto Matriz o Horto de Plantas Medicinais Francisco José de Abreu Matos, da Universidade Federal do Ceará, e institui como oficial o Horto de Plantas Medicinais do Núcleo de Fitoterápicos (Nufito).
FITOTERAPIA NO SUS NO CEARÁ VII - Um exemplo cearense para o Brasil é o Projeto Farmácias Vivas, que foi idealizado pelo professor Francisco José de Abreu Matos em 1983, com plantas medicinais de eficácia e segurança terapêuticas comprovadas.
_____________________
URCA PRECISA DE 155 PROFESSORES - Uma grande lacuna. Esta é a situação da Universidade Regional do Cariri (URCA), que precisa de mais 155 novos professores. A situação foi levada pelo reitor da instituição, Plácido Nuvens, que foi até Fortaleza para tratar do assunto junto a Secretaria da Ciência e Tecnologia.
URCA PRECISA DE 155 PROFESSORES - Nuvens fez uma reivindicação junto a UECE e UVA, que também estão com problema de falta de professores. Segundo o Jornal O Estado, em matéria sobre o assunto, o reitor reafirmou o pedido junto ao governador, por carta, e defende a realização de um concurso público, para a contratação.
URCA PRECISA DE 155 PROFESSORES - Nuvens fez uma reivindicação junto a UECE e UVA, que também estão com problema de falta de professores. Segundo o Jornal O Estado, em matéria sobre o assunto, o reitor reafirmou o pedido junto ao governador, por carta, e defende a realização de um concurso público, para a contratação.
URCA PRECISA DE 155 PROFESSORES - Um fato constatado e explicado pelo reitor da Urca, foi a perca de 60 professores no quadro, por motivos de transferência para universidades federais, além de aposentadorias e aumento de cursos ofertados á comunidade em geral.
URCA PRECISA DE 155 PROFESSORES - A Universidade conta hoje com 16 cursos e mais de mil alunos. Estão sendo implementados cursos que foram criados como os de Física, Educação Física e Ciências Sociais. Isso é resultado do apagão por que vive o ensino superior no Ceará, e o governador precisa responder à situação com medidas eficazes.
0 comentários :
Postar um comentário