Nota de repúdio*

No Brasil quando se ouve ou vir algo que não concorda, responde-se com alguma coisa que mostre o nosso descontentamento. Na prática emite-se um documento no qual está inserido nosso desacordo com tudo que se viu e ouviu. Tenta-se reparar o dano com uma “Nota de repúdio”.

É o que estou fazendo nesse instante. E já atrasado. Pensei que logo após a Globo, leia-se Fantástico, apresentasse aquela reportagem grosseira sobre assaltantes de bancos nominando-os de “cangaceiros”, onde nivelou Lampião e tantos outros guerreiros nordestinos a criminosos comuns, alguém de nossa terra se posicionasse.

Não se pode conceber que uma emissora do nível tecnológico da Rede Globo, intelectual tenho cá minhas dúvidas, fosse fazer uma desfeita dessas com o povo do Nordeste Brasileiro. Aquele povo que certamente é quem mais dá audiência a esta empresa especialmente nas novelas e minisséries.

Prá quem não leu, ou não conhece a história do Cangaço dizer uma asneira daquela, é tolerável. Mas uma empresa do quilate da Globo, e que já amealhou dinheiro usando a figura do cangaceiro, fazer aquela desfeita! Não poderia eu deixar passar em branco. E ainda assim usando uma afiliada cearense na composição da matéria. É de entristecer qualquer um nordestino que conheceu ou conhece a história de Virgulino Ferreira da Silva e seus companheiros.

Lampião, Antônio Conselheiro, Beato Zé Lourenço, e tantos outros foram nossos heróis da resistência. Foram estes cangaceiros que primeiro mostraram ao Brasil como viviam os nordestinos, e como pretendiam mudar esta situação.

O Cangaço foi sufocado com força desproporcional e covarde. Se eles assaltavam era para manter a chama da liberdade acesa e firme. Não como os meliantes de hoje que surrupiam o dinheiro de outrem para benefícios próprios.

O Cangaço e seus cangaceiros devem ser comparados aos outros tantos heróis da resistência de diversas épocas. Àqueles que lutavam por um Brasil e por um mundo melhor. Justo e perfeito.

Eu admito Lampião, Corisco, Lourenço, Conselheiro, e outros, serem nivelados a Ernesto Guevara, Pancho Vila, Carlos Lamarca, Marighela, Bolívar. Claro que guardadas suas devidas proporções e respectivos papéis na história.

Deixar Lampião à altura de criminosos comuns afronta o Nordeste, Pernambuco e conseqüentemente seu povo. Espero que a Globo nunca mais faça isso. Chamar assaltantes de bancos de cangaceiros é um afronta. Triste assistir isso e ninguém da imprensa nordestina se posicionar...

___________________
*Texto escrito por Arimatéia Macêdo – www.arimateia.com – Janeiro de 2010.
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :