Chuvas devem ser abaixo da média, segundo Funceme

Foi consenso entre os os meteorologistas reunidos durante o XII Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino.

Após a reunião dos pesquisadores, foi verificado que há 45% de chances de chover abaixo da média histórica na região Nordeste, incluindo o Ceará, alem de 35% de chances de chuvas dentro da média e 20% acima. O período compreendido do inverno vai de fevereiro a abril de 2010.

Essa previsão foi divulga nesta quinta-feira (23), no auditório da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Durante a coletiva de imprensa, estiveram presentes representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce) e das Defesas Civis do Estado e de Fortaleza.

Segundo a Funceme, a media das precipitações no Estado, durante a quadra chuvosa (fevereiro a maio), nos últimos 30 anos (1980-2009), é de 629 milímetros. A previsão divulgada foi apenas para o trimestre (fevereiro-abril), visto que, conforme o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, ainda há uma indefinição quanto a temperatura das águas do atlântico, mas que deverá ser atualizada em fevereiro.

EL NIÑO INFLUENCIA - A atuação do fenômeno "El Niño" é o principal fator constatado para a determinação da previsão do tempo, abaixo da média histórica, no Ceará. O gerente do Departamento de Meteorologia da Funceme, David Ferran, explica que a superfície do Oceano Pacífico equatorial está com temperatura maior que o normal. De dez anos de El Niño, oito são de poucas chuvas no Nordeste.

Ainda afirma Ferran que a população não deve achar que por conta de um prognóstico e menos chuvas não significa que não choverá. As indefinições da superfície do Atlântico não permitem, ainda, apontar qual região deve chover mais.
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :