Os mandamentos para o Icó *

Bom dia aos meus diletos conterrâneos! Como vai a nossa sofrida cidade? A pergunta é somente uma questão de curiosidade, pois sabemos que esse sofrimento secular de nosso torrão ainda não encontrou um horizonte que signifique perspectivas amenizadoras ou quem sabe que ponha um fim, em tamanho sofrimento.

Hoje (sábado 13/06) lendo um artigo escrito por Fabrício Moreira, vi que ainda há alguma centelha de luz, que possa representar uma esperança de dias melhores para nossa cidade. Observei no texto do nobre conterrâneo, que nunca estive errado em minhas colocações, nos textos que escrevi anteriormente, pois a questão de tamanho sofrimento (ou descaso) de nossa cidade é somente uma questão de querer de seus administradores.

Está provado por A + B que ninguém é tão incompetente que não possa fazer o seu dever de casa, com eficiência e eficácia, só precisa usar o bom senso e fazer o trivial ou seja, simplesmente fazer as suas obrigações.

Quando se fala de administrar uma cidade, a coisa pode ficar um pouco complicada, nada que uma boa dose interesse não resolva, mas devem dizer, é fácil resolver o problema dos outros, quando não é conosco.

Neste texto serei mais ousado, decidi que deixarei a modéstia de lado e darei sugestões mais diretas. Quantas secretarias existem na cidade de Icó?

Digamos que 10 (dez). Todos nós sabemos, que os Mandamentos da Lei de Deus são 10 (dez), porém, Jesus Cristo diz, “os mandamentos de Meu Pai são dez, mas se cumprires à apenas dois estarás agradando ao Meu Pai”: “Amar a Deus sobre todas as coisas” e “Amar ao teu próximo como a ti mesmo”. Agora imagine vocês o quanto somos incapazes, pois mesmo tendo Cristo resumido os dez mandamentos em apenas dois, não conseguimos cumpri-los.

Citei um pouco esse fato Bíblico, pois é o livro que deveria ser a base norteadora de qualquer homem de bem. Voltamos agora à administração do Icó. O maior problema dos gestores públicos é que eles pensam que administrar uma cidade é diferente de administrar uma empresa, pois todos pensam que diante da administração de uma cidade, podem fazer o que quiserem pois são eles quem mandam.

Grande engano. A cidade tem que ser vista como uma empresa, onde o maior acionista é o povo, e como rege todo contrato social de uma empresa, o maior prolabore tem que ser do maior acionista.

Agora vamos brincar de administrar a cidade do Icó, fazendo apenas 10% do que deveria ser feito. Estamos assumindo a cidade, neste exato momento, onde encontramos os maiores desmandos já vistos em uma administração.

Salários atrasados, 10(dez) secretarias, todas elas com um número bem maior de funcionário e prestados de serviços do que realmente precisam para funcionarem, a saúde sucateada, a educação inexistente, a cidade esburacada, enfim, uma cidade precisando ser reconstruída.

Primeiro ato administrativo: Exonerarei todos os secretário por noventa dias, nomearei interinamente nesse período apenas os secretários de Administração, Finanças, Educação e Saúde, que serão pessoas de minha inteira confiança (que não sejam meus familiares), por se tratarem de secretarias essenciais à administração pública.

Exonerarei todos aqueles que estão prestando serviço à Prefeitura que não são concursados.

Delegações aos Secretários:

Secretário de Administração:

01 – Apresentar um plano de diretrizes que possibilite ao Chefe do Executivo Municipal conhecer todas as obrigações e arrecadações do município, tais como: quanto deve de salários atrasados, quanto o município deve aos seus fornecedores, qual o valor da folha de pagamento mensal, quanto o município deverá receber de repasses; tributários, estadual e federal, quais convênios estão pendentes dependendo apenas da contra partida do município, enfim um levantamento minucioso, para podermos começarmos a trabalhar.

02 - Entregar-me no prazo máximo de 30 (trinta) dias um levantamento completo de todos os funcionários públicos municipais, constando: local onde está lotado, data de admissão, função, horário de trabalho, salário, em todas as secretaria.

03 – Elaborar no prazo de 90 (trinta) dias um Plano de Cargos e Carreira para os funcionários e enviar à Câmara Municipal.

Secretário de Finanças:

01 – Todas os repasses feitos ao município deverão estarem depositados em contas separadas, e de responsabilidade do gestor daquela secretaria.

Exemplo: Um repasse do Fundeb. Deverá ser depositado em uma conta de responsabilidade do Secretário de Educação, e será destinado somente a gastos os quais sejam de inteira responsabilidade das pasta.

02 – Que seja feito um levantamento de todos os inadimplentes com o município. Usando de todos os mecanismos possíveis para receber esses débitos sem causar constrangimentos a esses devedores e ao mesmo tempo dando incentivos, que possibilitem melhorias aos mesmos.

03 – Mesmo tendo cada secretaria a sua conta separada das demais do município, será de inteira responsabilidade da Secretaria de Finanças cobrar junto as demais secretarias que prestem contas dos repasse recebidos mensalmente, ficando a Secretaria de Finanças na incumbência de repassar a referida prestação de contas de todas as secretarias ao Executivo Municipal.

Secretário de Saúde:

01 – Entregar-me no prazo máximo de 30 (trinta) dias um relatório completo da real situação da saúde no município, não precisando esperar concluir tal relatório para solucionar os problemas mais urgente.

02 – Tornar todos os postos de saúde das localidades mais distantes capazes de resolverem os procedimentos mais básico de saúde, para que a população dessas localidades não precisem descolar-se até a sede do município.

03 – Não permitir em hipótese alguma que no Hospital de referencia da cidade falte quaisquer dos profissionais essenciais aos cuidados com a saúde da população, como também medicamentos, aparelhos e transportes adequados para todos os tipos de pacientes.

Secretário de Educação:

01 – Relacionar todas as escolas municipais. Localização, quantidade de alunos atendidos, turnos de funcionamentos, número de funcionários e professores, tipo de transporte usado pela maioria dos alunos.

02 – Quais são os maiores fornecedores desta secretaria? Quais os critérios usados para à aquisição de material junto aos fornecedores?

03 – Como a secretaria planeja empregar os recursos recebidos? Quais os planos e metas a serem atingidos ?

04 – Que mecanismo usará a secretaria para erradicar o analfabetismo em nosso município e em quanto tempo? O que fará para diminuir a evasão escolar?

05 – Quais os incentivos terão os professores e funcionários para que desenvolvam suas atividades com mais entusiasmo e dedicação?

OBS: O meu Secretário de Educação teria que ser a pessoa em quem eu mais confiasse, ele iria ser o referencial de minha administração, pois através de uma boa educação você inicia uma mudança em todos os setores.

Uma população educada ela não terá tantos problemas de saúde, o que seria uma economia a mais nesse setor, será uma população mais esclarecida, portanto poderá ser uma população empreendedora, o que beneficiaria o município. Para tanto seria um Secretário que teria muito trabalho a fazer.

Esses são só algumas das medidas de urgências que serão tomadas. Passados os noventa dias, todos viríamos que não era preciso aquele número de secretarias, aquela quantidade de funcionários era desnecessária, que não é tão difícil administrar uma cidade.

É muito fácil você aplicar bem os recursos dos quais dispõe. Todos nós sabemos, até mesmo em nossa casa, que não podemos gastar mais do que ganhamos e que o certo é sempre que possível guardar um pouco para as necessidades futuras. A mesma coisa deve ser feita na administração de uma cidade.

Uma coisa iria ser muito difícil. Encontrar quatro pessoas nessa cidade desprovidas de quaisquer interesses pessoais e que estivessem dispostas a abdicarem de suas mordomias para se entregarem de corpo e alma a tal projeto.

Desculpe-me conterrâneos! Só um sonhador como eu poderia acreditar em tal realidade. Acho que devo trocar a Bohemia pela Antartica!

OBS: Parabenizo a minha irmã Fátima, pelo seu aniversário (12/06), felicidades e pode contar sempre comigo, pois o que recebi do nosso irmão Assis Diniz, condições para poder estudar e chegar onde estou, enquanto estiver vivo dividirei com todos vocês. Parabéns.

“Só a realidade pode superar a beleza dos sonhos”

___________________________

* Texto escrito e enviado por Damião Diniz - Teresina (PI), 13 de junho de 2009 (título sugerido)

Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :