O Maguary pode reaparecer no futebol cearense

O eterno Maguary, mais conhecido pela alcunha de "Clube dos Príncipes" pode estar retornando ao futebol cearense depois de 34 anos. E a volta de uma equipe que já foi das principais do Estado pode ter data e local marcado para a volta: a 3° divisão do Campeonato Cearense.

A ideia parte do advogado e político Aguiar Júnior, que participou como convidado da reunião dos times que demonstraram interesse em participar da Terceirona. Aguiar está a frente e com um projeto trabalhado há dez anos, conforme garantiu o advogado ao site "Tá na Área", da Ligaffi.

A confirmação pode sair se nesta semana, através da confirmação junto à Federação Cearense de Futebol (FCF). Com esta confirmação, poderá marcar de vez a volta do time cintanegrino (de faixas pretas), dos mais tradicionais do futebol cearense.

MUDANÇAS - O retorno do histórico time passaria por mudanças significativas, que são a mudança do "y" do nome, para tornar-se Maguari, além do uniforme da equipe, Segundo o site Artilheiro, o que era preto e branco será laranja e preto (camisa laranja com uma grossa listra preta na horizontal), mantendo o mesmo padrão do antigo uniforme.


HISTÓRIA - O Sport Club Maguary foi criado no dia 24 de junho de 1924, no bairro do Alagadiço (hoje São Gerardo), ena capital Fortaleza, pela família Barbosa Freitas. O escrete fazia parte do seleto quadro de sócios do clube boa parte da elite da cidade alencarina. Apesar disso, contava com grande simpatia do povão, chegando a ter a segunda maior torcida do estado.

As vestimentas características que iam ao campo são inesquecíveis: vestidos de branco, com uma listra preta horizontal na altura do peito, calções e meiões negros. O Maguary foi um dos fundadores da atual Federação Cearense de Futebol, ainda na fase da ADC (Associação Desportiva Cearense), em 1936.

A partir daí a equipe viveu seu momento de ouro, entre as décadas de 20 a 40. A primeira competição oficial aconteceu no Estadual de 1927. no qual conseguiu o 3º lugar, atrás apenas de Fortaleza (campeão) e Fluminense (vice). A vitória viria com o tempo. A primeira aconteceu em 1929, e seguido em 1936, 1943 e 1944 (bicampeão), além de vice-campeão em sete oportunidades, possuindo ainda o artilheiro estadual em cinco edições.

CRISE E TRANSIÇÃO - O tricampeonato não saiu em 1945 e isso causou uma crise interna, o que resultou na extinção do departamento de futebol e brigas com a ADC (Associação Desportiva Cearense). A partir disso, a torcida migrou para os times do Ferroviário e principalmente para do Fortaleza, devido a grande rivalidade que os cintanegrinos tinham com o Ceará.

Em período de crise, o Maguary investiu na construção da sua terceira sede social, continuando como clube social com forte presença na sociedade alencarina, mesmo tendo saído do futebol. Houve uma tentativa de volta aos gramados em 1972, com o nome de Maguari Esporte Clube, até que, em 14 de agosto de 1975, o clube extinguiu-se de vez e sua sede foi vendida para a Companhia Energética do Ceará (COELCE).
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :