Junho traz o São João: Campina e Caruaru já tem forró


Bandeirinhas de todas as cores, cheiro de pamonha, canjica e pé-de-moleque, além de palavras como "anavantu" ou "anarriê" seguidas de movimentos das quadrilhas. Estes são alguns dos importantes elementos da cultura nordestina, que ganham vida neste mês junino, que tem início nesta segunda-feira (01/06).

Apesar de oficialmente estarmos em um período junino, as grandes cidades onde o foco principal são São João durante o mês inteiro, já começaram a grande festa dos nordestinos. Um mês de apresentações artísticas, além da mostra de artesanato e da cultura, nas cidades-pólos de Campina Grande (PB) e Caruaru (PE).

CAMPINA GRANDE -
O "Maior São João do Mundo", como a festa se apresenta, traz consigo 27 anos de festejos juninos realizados no Parque do Povo, o quartel general de Forró, por onde transitarão cerca de 1,5 milhão de pessoas durante os 30 dias de evento.

Além dessa localidade, mais de vinte locais alternativos farão a opção do turista, que já acompanhou o início das movimentações, no último dia 29 maio, com prosseguimento até o dia 28 de junho. Além disso, o evento pode ser acompanhado ao vivo, através do site oficial.

Muitos artistas farão apresentações, como: Genival Lacerda, Flávio José, Santanna, Eliane, Sirano e Sirino, Jorge de Altinho, Zè Calixto, Rita de Cássia, Zé Ramalho e Os Três do Nordeste.
_________________

CARUARU - A "Capital do Forró" terá um evento estendido e inédito por conta dos dias de festejos, em homenagem ao centenário do nascimento de Mestre Vitalino. Um total de 42 dias transformarão a cidade em um grande arraial.

O início da festa foi neste dia 30 de maio e seguirá até o dia 10 de julho. Entre os artistas que se apresentarão, estão: Gilberto Gil, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Fagner, Petrúcio Amorim, Alcymar Monteiro, Jorge de Altinho, Limão com Mel, Genival Lacerda, Santanna e Waldonys, Flávio José.


SÃO JOÃO DO NORDESTE - É com o pontapé desses dois centros do São João, a maior e mais autêntica festa que congrega os Estados do Nordeste em um só, que esperamos um mês de muitas festas, alegrias e de esperanças renovadas.

Assim como os agricultores iniciaram estes festejos agradecendo a colheita do ano e renovando esperanças, o fazemos este mês, com agradecimento sobre o que plantamos e colhemos da vida e com esperança de um Nordeste mais igual e, como sempre, lutador.


Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :