A fiscalização do Detran com base na Lei Seca multou 333 motoristas no último final de semana (de 11 a 14 de junho), por estarem alcoolizados. Com isso, subiu para 8.001 o número de condutores multados somente desde junho de 2008. Dos 1.468 condutores multados no ano passado, 567 tiveram a suspensão da sua CNH por 12 meses. Para isso, o Detran já iniciou o envio, pelos Correios, da notificação da suspensão da sua CNH. O superintendente do Detran, João Pupo, explicou que a demora na notificação se justifica pela forma como o processo manual como estava
sendo realizado as multas do ano passado, com base na lei seca, e pelos prazos legais.
A partir de julho próximo, os condutores multados em janeiro de 2009 passarão a receber a notificação da suspensão da CNH durante 12 meses. Em agosto, será a vez dos multados em fevereiro de 2009. Assim, no espaço médio de seis meses, tempo para que os condutores podem apresentar recursos, o Detran ficará notificando os que foram flagrados com álcool no sangue.
Com o registro eletrônico, automaticamente, os condutores multados receberão pelos Correios, em sua residência, a notificação da suspensão da CNH, após o prazo de seis meses. Nesse período, os condutores multados poderão se dirigir à Comissão de Julgamento da Consistência do Auto (Cojai), caso constatem alguma inconsistência do auto. Caso a Cojai confirme o auto, o condutor recebe a notificação da multa. A legislação estabelece que o usuário pode recorrer à Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari). Caso a Jari confirme a multa, o usuário ainda pode recorrer ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), mas para isso terá de pagar o valor da multa. Caso o Cetran julgue que a multa não procede, o usuário receberá o dinheiro que pagou.
Final de Semana
No final de semana, as equipes do DETRAN multaram os 333 condutores nas seguintes localidades: Fortaleza (122 motoristas), Juazeiro do Norte (60), Barbalha (26), Caucaia (25), Aquiraz (12), Iguatu (13), Maranguape (11), Itapipoca (7), Bela Cruz (7), Quixeramobim (6), Sobral (6), Icó (5), Tauá (5), Catunda (5), Quixadá (4), Maracanaú (4), São Gonçalo do Amarante (4), Tianguá (3), Canindé (3), Itarema (2), Ubajara (1), Orós (1) e Aracoiaba (1).
Fonte: Assessoria de Imprensa do Detran-CE
0 comentários :
Postar um comentário