Em pesquisa divulgada neste domingo pela Folha de São Paulo (Datafolha), a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), pretensa candidata ao Palácio, diminuiu sua distância em relação ao atual governador de São Paulo e possível candidato, José Serra (PSDB).
A diferença reduziu-se de 30 pontos, em março, para 22 pontos, na última pesquisa. Serra se encontra com 38% e Dilma está em 16%. Nas contas, o tucano perdeu três pontos e a petista ganhou cinco. A ascendência da ministra a coloca em empate técnico com o deputado e ex-governador cearense, Ciro Gomes. O cearense caiu de 16% para 15%.
TERCEIRO MANDATO DE LULA DIVIDE A OPINIÃO - O Instituto Datafolha também fez uma pesquisa para ver a opinião da população a cerca da possibilidade de um terceiro mandato de Lula.
Os números mostra a divisão de opiniões e o empate técnico. Enquanto 49% reprovam o mandato consecutivo, outros 47% aceitariam. Esses números se alteraram desde a última pesquisa, que apontava a maioria de rejeição (63%).
ENTENDA MAIS - A possibilidade do 3° mandato de Lula vem sendo cogitada, apesar de não aprovada pelo próprio presidente que indicou DIlma para a sucessão. A Proposta Emenda Constitucional (PEC) foi protocolada pelo deputado Jackson Barreto (PMDB-SE), na última quinta-feira (28).
O projeto permite duas reeleições continuadas para prefeitos, governadores e presidente da República. Segundo o site da Folha On Line, embora tenha sido devolvido pela secretaria da Câmara para o seu autor, o deputado promete começar a recolher novas assinaturas na próxima semana.
Para valer a tempo de ampliar o mandato de Lula, a PEC precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado até setembro. Depois de conferidas as assinaturas, a PEC tem que ser admitida pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e segue para discussão em uma comissão especial a ser criada na Câmara. Só depois disso é que segue para votação nos plenários da Câmara e do Senado.
0 comentários :
Postar um comentário