Cultura receberá Escritório Regional - A coluna recebeu informações enviadas por Genildo Angelim, ex-secretário de cultura de Icó, anunciando que dia 14 de abril, na Câmara dos Vereadores, Icó receberá a visita dos municípios da Região e de representantes da SECULT – CE – Secretaria da Cultura do Ceará – para, em reunião e Plenária, outorgar ao município o Escritório Regional do Fórum de Cultura e Turismo.
Segundo Genildo, a escolha de Icó para receber o Escritório Regional do Fórum de Cultura e Turismo se deu por oportunidade do Encontro de Gestores Culturais do Ceará, realizado nos dias 26 e 27 de fevereiro, em Fortaleza, com as presenças do Secretário Estadual de Cultura Prof. Auto Filho e do Deputado Artur Bruno, onde Icó foi representado por ele (Genildo Angelim), mediante consentimento do Chefe de Gabinete do Prefeito, Sr. Raimundo Nicolau Júnior, uma vez que Icó não estava representado oficialmente pela administração. No papel de presidente do Fórum, o ex-secretário defendeu a destinação do Escritório Regional para Icó e foi atendido.
O Fórum de Cultura e Turismo tem o objetivo de integrar as ações dos diversos segmentos, públicos e privados, que compõem a cadeia produtiva do turismo e da cultura na busca do desenvolvimento da região.
Angelim aproveita para convidar a todos que se enquadram nesta cadeia produtiva: comerciantes, empresários do setor hoteleiro, artistas e todos que zelam pelo progresso dessa comunidade e região para que participem do encontro.
_________________________________
Território Solidário - Recebemos e-mail assinado por Cleber Leite Pereira Articulador CODET/DAS informando que após a realização de oficina de harmonização conceitual e sensibilização de multiplicadores territoriais, realizados em Fortaleza, com os territórios do litoral extremo oeste, leste e baixo e médio Jaguaribe, agora será a vez da realização de oficina com os territórios do Centro Sul, Ibiapaba e Metropolitano nos dias 07 e 08 de abril.
Para a realização do fórum será preciso o envolvimento de instituições, que observando os critérios de representatividade coletiva, atuação territorial,diversidade e pluralidade entre outros, são instituições importantes para o desenvolvimento de seu território.
Como o assunto é demasiadamente importante para a definição de políticas públicas que possam trazer melhoria de vida para a população regional, bem como a defesa de um sentimento comum de regionalidade, será importante a participação da sociedade do Vale do Salgado, na defesa da região. Esta será mais uma grande oportunidade para a solidificação da idéia do território Vale do Salgado.
_____________________
Cortes na educação - Chegou ao conhecimento da coluna que de uma vez só foram cortados mais de 100 cargos na secretaria de educação, o que provocou um Deus nos acuda em correria e preocupação.
Ao que soubemos os cargos estavam sendo mantido à revelia da lei de estrutura, isto é, não existiam e foram colocados indevidamente. Muita gente saiu da sala de aula para exercer função gratificada na estrutura interna da secretaria, além de ganhar oito horas, acumulação de cargos e até mesmo o famoso “pó de giz”.
Não temos conhecimento real dos fatos, mas a realidade era esta, nada mais justo do que colocar as coisas no lugar correto. Sabemos que muita gente se sentia assegurada pela questão do voto e do empenho na campanha e por isto mesmo se considera “injustiçada”.
Mais injustiça, porém, é manter uma situação irregular, causando prejuízos para os seguimentos fins da educação. Ninguém quer perder dinheiro, isto é natural, mas é preciso obedecer às regras do jogo.
_________________
* Coluna Leitura Dinâmica- edição 187 - Assinada por Getúlio Oliveira
0 comentários :
Postar um comentário