Chuvas causam inundação em municípios do Centro-Sul


Matéria do Diário do Nordeste em sua parte Regional, destaca o ocorrido em nosso município.

Depois dos estragos provocados na zona norte, as chuvas causam destruições na região Centro-Sul

Icó. Chuvas intensas que variaram de 100mm a 150mm, registradas na madrugada de ontem, na região Centro-Sul, deixaram um rastro de destruição de seis pequenos açudes, rompimento de estrada carroçável, 400 casas alagadas, móveis, alimentos e mercadorias estragados. Dezenas de famílias tiveram que ser transferidas para casas de parentes. As áreas mais atingidas foram a sede do distrito de Várzea da Conceição, em Cedro; o conjunto habitacional Josefa Campos, em Icó; e a Vila Alencar, em Iguatu.

A maior chuva do ano foi registrada na sede do distrito de Alencar. De acordo com o presidente da Associação de Moradores, José Bezerra de Oliveira, conhecido por Netinho, responsável pela leitura do pluviômetro da comunidade, foram 250mm. “Fiz duas leituras”, contou. “A primeira por volta de 5 horas da manhã e a segunda às 8 horas”. Netinho acredita que foi a maior precipitação dos últimos 30 anos.

Cerca de 20 casas foram alagadas em Alencar, mas, no fim da manhã, a água baixou e os moradores começaram o trabalho de limpeza. Na residência da aposentada Nelcina da Costa, vizinha ao cartório, a água entrou rápido e atingiu todos os móveis, que ficaram estragados. “Não houve tempo para retirar ou suspender as coisas”, contou o agricultor, Francisco Costa. “Perdemos tudo”.

Na cidade de Icó, choveu 112,2mm que foram suficientes para transbordar a barragem dos Gondins e provocar a inundação de todo o Conjunto Habitacional Josefa Campos, mais conhecido por Populares do Senhor Batista. Todas as casas e lojas foram alagadas, atingindo 300 famílias. Na maioria das casas, móveis, utensílios domésticos e alimentos ficaram estragados, causando prejuízos para os moradores. Dezenas de comerciantes também tiveram perdas de mercadorias que estavam armazenadas em sacos e caixas no chão e em locais baixos das prateleiras.

Durante todo a manhã e início da tarde de ontem, foi intenso o movimento nas ruas de acesso ao conjunto habitacional. A maioria das famílias permaneceu em suas residências, mas outras foram transferidas para casas de parentes e para duas escolas da cidade. A Prefeitura de Icó mobilizou quatro caminhões para o transporte de móveis e das famílias atingidas com a inundação. Mais uma vez a solidariedade de populares ajudou as vítimas, retirando pessoas e utensílios domésticos. “A água veio ligeiro e invadiu a casa, molhando tudo. Foi horrível”, contou a dona-de-casa, Fátima Martins.

A Secretaria de Ação Social de Icó preparou almoço no CSU para centenas de moradores. Em duas escolas, há 15 famílias abrigadas.

Fonte: Diário do Nordeste.
Publique no Google Plus

Publicado por Alanna Moreira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :