Câmara Municipal discute índicadores sociais de Icó e debate é destaque no Diário do Nordeste

Buscar uma solução para o já conhecido atraso do desenvolvimento de Icó e para os fracos indicadores sociais. Esse tema motivou o debate realizado na Câmara de Vereadores e teve destaque no caderno Regional, do Jornal Diário do Nordeste deste sábado (25). Confira a matéria abaixo:

" CENTRO-SUL
Indicadores sociais em debate

Poderes Executivo, Legislativo e sociedade civil se uniram em Icó para debater problemas relativos às áreas sociais


Icó. Prédios com rachaduras, telhados danificados, falta de sanitários, de portas e mobiliário deficitário. Essa é a situação em que se encontra a maioria das escolas deste município, localizado na região Centro-Sul, distante 375km de Fortaleza. As autoridades locais reconhecem que o quadro é preocupante. Os indicadores de Educação, Saúde e Ação Social foram apresentados e discutidos em audiência pública realizada na Câmara Municipal.

A iniciativa do debate foi do vereador Marconier Mota, da base de sustentação do prefeito Marcos Nunes. “O nosso objetivo foi apresentar os dados para que surjam ideias e soluções acerca desses problemas”, disse. “A realidade é preocupante, mas espero que sejam aplicadas políticas públicas para modificar esse quadro”.

Vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias consideraram positiva a iniciativa do parlamentar Mota, apesar de expor indicadores sociais que mostram atraso municipal e colocam Icó em situação delicada. A precariedade da infra-estrutura do setor educacional é fruto da ausência de ações administrativas nos últimos anos, segundo avaliam.

Com relação ao analfabetismo, os dados mostram que na faixa de 10 a 15 anos, a taxa é de 27,8% e, com 15 anos ou mais, sobe para 40,4%. Nesse item, Icó está na posição de número 165, em relação ao Estado que tem 184 municípios. A professora Iolanda Oliveira disse que a responsabilidade para modificar o quadro em que se encontra a educação municipal é de todos. “A situação é preocupante e reflete as nossas ações”, afirmou.

No município há 128 escolas, mas oficialmente só constam 77. A ex-secretária de Educação do município, Ivana Carla, que deixou o cargo recentemente, apresentou fotos das escolas, que foram visitadas por uma equipe técnica da Secretaria de Educação, e dos indicadores sociais do setor. “A maioria das escolas está deteriorada, falta segurança e infra-estrutura básica para a atividade de ensino e aprendizagem”, observou, durante o debate. “Esse quadro vem se arrastando há algum tempo”, disse.

O assessor da Prefeitura, Marcos Barreto, disse que a administração está preocupada com esses indicadores apresentados e que irá ser definido um plano de ação, que prevê obras de reforma e ampliação das unidades escolares, melhoria do mobiliário, valorização dos professores e melhoria do ensino. “Os municípios enfrentam dificuldades momentâneas, mas já estamos trabalhando para modificar esse quadro”.

A secretária de Saúde, Zuila Maciel, também mostrou dados sobre a limitação da capacidade de assistência médico-hospitalar e decréscimo de doenças crônicas como tuberculose e hanseníase. A boa notícia ficou por conta de que ainda não houve nenhum caso de dengue registrado este ano.

Na área social, preocupou as autoridades locais o crescente quadro de violência contra o idoso, mulher e crianças. Uso de droga, assédio sexual e estupro integram a estatística da violência no município, que tem como vítimas, na maioria dos casos, jovens.

Apesar da ausência logo após a abertura da audiência pública, o presidente da Câmara Municipal, vereador Ricardo Nunes, irmão do prefeito, Marcos Nunes, considerou importante o debate sobre os indicadores sociais. “Esses dados mostram que precisamos agir com urgência no combate às causas desses problemas e na melhoria do serviço público”, afirmou o parlamentar. 

SOLUÇÃO - "O nosso objetivo é buscar ideias e soluções para resolver os problemas sociais constatados" - Marconier Mota (Vereador)

Mais informações:

Prefeitura Municipal de Icó
Secretaria de Educação
(88) 3561.1179
(88) 3561.1707
Fax (88) 3561.1707

HONÓRIO BARBOSA
Repórter "

Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :