A IMAGEM VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS: MATADOURO PÚBLICO DE ICÓ*

A rádio Brasil-Fm, liderada com competência por Rubens Brasil, repercutiu na última sexta-feira a gravidade atual, para a saúde pública dos icoenses, do Matadouro Público Municipal.

As discussões afloraram ainda mais, quando o comerciante e agropecuarista Valter Pastor, com experiência de 41 (quarenta e um anos) no abate e comercialização de bovinos, afirmou do risco de vida dos munícipes diante da precária instalação do matadouro.

O médico veterinário, Dr. Dorgival Quirino, mostrando capacidade e serenidade, explicou a população que realmente existem necessidades urgentes no tocante à situação ali vivenciada. Porém, quanto à saúde animal, garante “que fiquem tranqüilos, pois, estou observando tudo dentro das regras da legislação e, ninguém correrá perigo algum”. 

No final do debate, ignorando a realidade observada por todos os debatedores, principalmente os fatos concretos mostrados, o Dr. Marcos Barreto, subsecretário, em vez de levar a sério a problemática, novamente, foi fazer política a com desgraça alheia.

Ademais, chegou a dizer que o Matadouro de Icó é uma beleza. “Já fizemos tudo. Ainda vamos fazer mais”, discursou Barreto.

No mais, quis mudar o foco do debate, de saúde pública para segurança, dizendo que na Cooperativa Coicó, que tem como presidenta a mãe deste blogueiro, dezenas de jovens estavam ali fumando maconha e que os prédios da referida empresa, se não estiverem bloqueados pela justiça, bem que serveria para alguma coisa.

Vamos nós.


Primeiro, Dr. Marcos Barreto nos últimos anos deixou de levar em conta a seriedade do que realmente acontece em nosso Município.

Segundo, em relação a consumo de drogas na COICÓ, por jovens dos Altos, este blog, por seu articulista, irá sugeri ao Delegado José Gonçalves, a oitiva de Dr. Marcos Barreto, para que este forneça os nomes dos maconheiros, inclusive outras pistas para elucidar crimes, pois, parece que o doutor em referência é um homem bem informado.

Terceiro, Dr. Marcos Barreto afirmou que este problema vem de longe, não é dá gestão atual. Verdade Dr. Marcos, vem realmente de longe. Vem do governo Quilon Peixoto, que Vossa Senhoria foi Secretário de Saúde e nada fez para mudar o matadouro.
Vem dos dois governos Neto Nunes, que Vossa Senhoria foi Secretário de Saúde (em duas opotunidades) e nada fez para mudar o matadouro. Vem do governo Cardoso Mota, que Vossa Senhoria foi Chefe de Gabinete e nada fez para mudar o matadouro.

Dr. Marcos Barreto Vossa Senhoria conhece de longe os problemas. Mas, parece-me, que em vez de resolvê-los, é melhor o ataque como defesa.

Quanto aos prédios da COICÓ, alguns realmente não podem ser vendidos, pois, depende de autorização do BNB – Banco do Nordeste do Brasil, a quem a Cooperativa, através de seus sócios, como todas do Nordeste, têm débitos, depois da crise e falta de investimento no setor produtivo agrícola, por parte do Governo Federal.

Não é só a COICÓ que tem problemas de débito. Existem doutores em Icó, nobre subsecretário, que também tem estas dificuldades. Alguns têm automóveis, propriedades, residências, em nome de terceiros ou como diz no jargão popular, em nome de laranjas, pois, o nome é sujo demais. Muitos, há anos, não têm talão de cheques. São mais sujos do que pau de galinheiro.

Fica a observação.

Estou pronto para o debate. Ao vivo, gravado ou no improviso.

Pode vir quente que estou fervendo.
___________________________
* Texto escrito por Fabrício Moreira da Costa 

(as fotos são do Vereador Flamarion Pereira. Foram feitas 32. Algumas são impublicáveis, por ferir a sensibilidade de crianças, idosos e enfermos).
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :