O Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) começou a receber as inscrições dos alunos participantes do ProUni (Programa Universidade para Todos) desde a última segunda-feira (2). O estudante que quiser concorrer, deve estar matriculado em instituição de ensino superior privada que tenha aderido ao Fundo de Financiamento Estudantil em 2009 e ser bolsistas parcial do ProUni.
O aluno deve procurar a ficha de inscrição, que está disponível no site da Caixa Econômica Federal e preenchê-la. Logo após, deve imprimir o protocolo em duas vias e entregá-lo na instituição onde está matriculado até o dia 20 de março.
Segundo informações do site UOL Educação, o aluno com bolsa parcial do Prouni, independentemente do semestre que esteja cursando, pode pagar o restante da mensalidade com o financiamento. Durante o curso, pagarão taxa de R$ 50 a cada três meses, recurso que amortiza parte dos juros do financiamento.
TAXAS - O Fies tem taxas de juros fixas de 3,5% ao ano para estudantes dos cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e das carreiras incluídas no Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia, e de 6,5% ao ano para estudantes dos demais cursos.
Também faz parte desse processo a figura do fiador, que o aluno deve apresentar. Outra possibilidade é da fiança solidária - um grupos de três a cinco estudantes, matriculados na mesma instituição, tornam-se fiadores uns dos outros, responsabilizando-se pelo pagamento das prestações de todos os integrantes do grupo. Na fiança solidária não há necessidade de comprovar renda.
Para maiores informações, o site disponibiliza a portaria nº 3, de 13 de fevereiro de 2009, que trata do processo seletivo.
0 comentários :
Postar um comentário