Entrevista com Jaime Júnior: “O ICÓ PERDEU COM O CONTINUISMO” *

Trazemos a entrevista com Jaime Júnior (PSDC), feita pelo advogado Fabrício Moreira da Costa, para seu blog. De relevância na área política, confira abaixo, na íntegra, este primeiro relato do ex-prefeito, em 2008, e ex-vice-prefeito de Icó, 2005-2008.

"
José Jaime Bezerra Rodrigues Júnior (Jaime Júnior), 46 anos, casado com a dentista Adriana Santana, pai de dois filhos, administrador de empresas e estudante de Direito. Atualmente trabalha no Instituto Prisma em Fortaleza. Na política, preside o Partido Social Democrata Cristão (PSDC), de Icó, onde colocou seu nome como candidato a prefeito nas últimas eleições (2008), obtendo uma expressiva votação. Algo em torno de 48% dos votos válidos.

Jaime Júnior concedeu entrevista exclusiva para o BLOG QUE FALA SÉRIO, onde na oportunidade, fez observações da conjectura política atual e quais os seus passos para o futuro.

BLOG: O SENHOR FICOU FRUSTRADO COM O RESULTADO DAS URNAS?

JAIME JÚNIOR: De maneira alguma. Estou na vida pública do Icó há pouco mais de oito anos. Desenvolvi com resultado positivo a Chefia de Gabinete da Prefeitura, fui em seguida eleito Vice-Prefeito e, pelas mãos da justiça, cheguei a ser Prefeito de Icó por quase nove meses. Os nossos adversários estão há décadas no poder, inclusive, fazendo clientelismo e achincalhando as consciências dos humildes com os próprios recursos públicos. Por este ponto de visto, me sinto um vitorioso, fiz a minha parte sem vender minha alma, bem como fiz parceria apenas com a ordem institucional.

BLOG: O QUE FALTOU PARA VENCER AS ELEIÇÕES?

JAIME: O modo de operar dos “Nunes” em época de eleição\campanha é o mesmo. Promessa, poder econômico vultoso, associado ao empreguismo sem limites. Quando o então prefeito Cardoso Mota, através duma liminar, retornou a prefeitura e entregou de mão beijada os cofres e a administração a Neto Nunes, já esperávamos que tudo pudesse ocorrer. Neto Nunes não tem régua, limites, para as conseqüências, principalmente o cheque sendo assinado por Cardoso. Encaminhou um projeto de lei à Câmara de Vereadores e daí, quase metade do Icó, na zona urbana e rural, estava empregada, mesmo sem receber nada. É a lei da oferta e da procura. Não existe ideologia para barriga vazia.

BLOG: E QUILON PEIXOTO?

JAIME: Este, enfim, se revelou para sempre. Mostrou qual é o seu verdadeiro perfil de cidadão e de político. Dr. Quilon não estava obrigado a votar em mim. Mas unir-se a Neto Nunes, Oriel Nunes, e a todos aqueles que o humilharam por décadas, que o ameaçaram até de morte, não poderíamos esperar por tal decisão, completamente isolada de sua história. Esqueceu seus amigos e sua própria trajetória. Dr. Quilon é um homem altamente ciumento. Se uniu aos Nunes porque sempre preocupou-se apenas com seus familiares e consigo mesmo. Pouco se importa para com o Icó. No juízo de Quilon e Neto Nunes, se eu fosse eleito era um basta às oligarquias tradicionais em vigor, ao continuísmo sem graça alguma, a corrupção desenfreada. Hoje, de líder político forte, virou apenas um cabo eleitoral dos antigos desafetos.

BLOG: MAS O POVO ACHA QUE DR. QUILON FEZ A DIFERENÇA NO RESULTADO...

JAIME: Fez. Não posso negar. Quando iniciamos as articulações para as possíveis candidaturas, contratamos várias pesquisas para saber as intenções de voto do povo icoense. Em todas elas, haja vista o nosso trabalho a frente da prefeitura, que estava sendo aprovado com grande potencial, segundo as pesquisas, colocava-nos em extraordinária colocação ao lado de Neto Nunes. Dr. Quilon no máximo chegava a 4% dos votos. Já não representava grande coisa. Ocorre, que numa disputa de apenas dois candidatos, quando você retira o voto de um, leva em dobro para o concorrente. Foi o que houve. Dr. Quilon conseguiu convencer os seus “poucos” seguidores a votar em Marcos Nunes, até os mais radicais. Perdi por 4%, então.

BLOG: É DIFICIL ADMINISTRAR O ICÓ (PREFEITURA)?

JAIME:
De jeito nenhum. Fiz um pacto com o povo e com as pessoas realmente comprometidas com o trabalho, com o respeito e zelo da causa pública. Durante nove meses cumpri as metas governamentais, como pagamento em dia dos servidores e credores, limpeza da cidade, iluminação na zona rural, fardamento para as crianças, casa do cidadão, merenda escolar, transporte, etc, sem nunca ter me queixado de nada. A expressão “estou arrumando a casa”, não a citei em nenhum momento, como no presente com nossos adversários sempre pedindo prazos ao povo. Quem tem competência e compromisso, inicia os trabalhos e mostra os resultados bem rápidos. Agora, com corrupção no setor público, nunca vai sobrar dinheiro sequer para as obrigações institucionais.

BLOG: O QUE O SENHOR ESPERA DE MARCOS NUNES?

JAIME:
Falo sem rancor algum. Não posso esperar nada do Marcos Nunes, pois, na verdade, ele é um “bom - vivam”. Nunca trabalhou, nunca estudou na vida. Governar é fazer opções sempre em defesa das aplicações corretas do dinheiro do povo, ter controle e serenidade, responsabilidade e juízo. Buscar o diálogo e interagir com a sociedade. Marcos Nunes não tem noção da responsabilidade que entregaram em suas mãos. É muito jovem, muito vaidoso. Antes mesmo de assumir a prefeitura, por volta de novembro, já desfilava num potente automóvel PRADO, com placas com numeração 1515, que era o número de sua candidatura. Dar tapinhas nas costas, mostrar um sorriso fácil, não vai ajudar os graves problemas do Icó. Entendo, que parte da população cometeu um erro em continuar com Quilon, Neto Nunes, Oriel Nunes, votando em Marcos Nunes. O tempo nos confirmará esta previsão.

BLOG: EXISTE OPOSIÇÃO EM ICÓ?

JAIME:
Após encerrar as eleições e o meu mandato de vice-prefeito, em dezembro-2008, agradeci aos icoenses pelo apoio, pela ajuda e confiança. Daí, como não sou profissional da política, fui trabalhar para sobreviver com dignidade e sustentar meus filhos e as obrigações cotidianas. Como a política e a campanha encontram-se bem vivas em Icó, o pessoal tem reclamado um “vazio” da minha presença constante. Porém, acho que tudo tem seu momento. Marcos Nunes embora tenha continuado o mesmo trabalho de Cardoso Mota, tem que ser dado um tempo a ele, pois, como não sabe de nada, alguém tem que ensiná-lo. Rubens Brasil, Dr. Fabrício Moreira, o vereador Flamarion Pereira, têm sido nestes primeiros momentos, os grandes opositores da gestão Marcos-Charles. A oposição está se formando normalmente, a partir do momento que o povo já observa que nada vai mudar. Os outros quatro vereadores da oposição, Gilberto Barboza, Edjalma Moreira, Maria do Cal e Zé de Creuza, estão também fazendo sua parte de olhos abertos para os verdadeiros problemas.

BLOG: JAIME JÚNIOR É CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL?

JAIME:
Esta pergunta escuto todos os dias, pessoalmente e por telefone, se serei candidato a Deputado Estadual. O Icó vive um momento excelente em termos de posições políticas. Pois, hoje as pessoas já podem escolher nomes que não sejam apenas o de Dr. Quilon e\ou Neto Nunes. A nossa candidatura fez despertar que algo novo pode ocorrer, além das forças oligárquicas. Tenho conversado muito com as pessoas. Nunca tive pretensões além das minhas condições eleitorais, bem como deixei os nossos amigos livres para verem o melhor caminho.
Sai duma campanha agora. Tranqüilo é verdade, mas com muitos projetos a partir daquele momento (outubro-2008), que ficaram pendentes. Poderei ser candidato, como qualquer pessoa de bem que não esteja atrelada aos Nunes-Motas e Peixotos. Entendo que a pessoa que mais reúne condições e competência para dar um show na Assembléia é a do Dr. Fabrício Moreira. Advogado, refinado orador, conhece os bastidores da política como pouca gente em Icó. Com Dr. Fabrício eleito, Neto Nunes e a Assembléia, “iriam observar com quantos paus fazem uma canoa”. Se não for possível esta candidatura, estaremos sentando com todos os amigos para vê o melhor caminho. O tempo contará as regras.

BLOG: ENTÃO, O SENHOR ACHA QUE É MELHOR ESPERAR 2012?

JAIME:
Quero deixar bem claro: qualquer um dos nossos amigos que tenham bom perfil político e administrativo pode ser o nosso candidato a prefeito. Não tenho idéia fechada de um nome “só”. Porém, se eu continuar bem politicamente falando, sendo acreditado pelo povo, que viu no meu nome o desenvolvimento, vamos para a disputa, para vencer com qualidade.

BLOG: O SENHOR NÃO ACHA QUE AS URNAS JÁ SE MANIFESTARAM POR MUDANÇAS NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES?

JAIME:
Acho. Aliás, tenho certeza. Se uniram todos os caciques, com dinheiro e poder, com muita gente trabalhando diuturnamente. Eram cabos eleitorais em todos os recantos do Icó. Se a eleição fosse igual, os Quilons e os Netos iriam levar a maior surra da história. Mas o sinal foi dado. Explico. Lúcio Alcântara venceu as eleições do José Airton por apenas 2.750 votos para Governador. Na segunda disputa, Lúcio perdeu por mais de 1 milhão de votos. O aviso já foi dado. Já estamos contando o tempo. Aguardem-nos.

BLOG: QUAIS OS PROJETOS DAQUI PRÁ FRENTE?

JAIME:
Não trabalho para um “Icó cada vez pior”, como os nossos adversários sempre fizeram. Quilon queria o fim de Neto. Neto queria o fim de Quilon. No final, o Icó era quem perdia. Não somos radicais. Os bons projetos de Marcos Nunes, os vereadores da oposição vão votar a favor sem problema algum. Irei com nossos amigos fazer a nossa parte. Temos Deputado Federal e votamos em Cid Gomes para o governo do Estado. Então, vamos continuar trabalhando nestes quatro anos para trazer recursos para o Icó. A dificuldade será apenas fazer uma vigilância no cumprimento daquilo que trouxermos para o Icó. Só para se ter uma idéia, até hoje o prefeito não prestou contas do dinheiro que entrou na prefeitura em janeiro e fevereiro de 2009. Até hoje nunca prestou contas dos recursos públicos junto à câmara de vereadores, nem foi às rádios informar cada centavo que entra e sai, apesar de ser proprietário de uma emissora. Como prefeito, mensalmente fui a Rádio Brasil-FM, ao - vivo, informar à população o que entrava e aonde eram aplicado o erário municipal.

BLOG: O SENHOR SOUBE DA DEMISSÃO DA SECRETÁRIA IVANA CARLA NICOLAU?

JAIME:
Soube. Recebi a notícia sem surpresa. No governo Neto Nunes, todos os secretários que eram gestores, permaneciam pouco na administração. A regra em geral, para eles, é que o “jogo” tem que ser feito sem limites. Como eles não têm medo de justiça, Ivana já saiu tarde. Aliás, por sua conduta de gente de bem, não deveria nem ter assumido um abacaxi tão enorme, onde os recursos são fiscalizados pelo TCU, Procuradoria da República, Polícia Federal, e outros mecanismos enérgicos. É esquisito a forma que eles desejam para uma secretaria tão importante, que ensina o lê e escrever das nossas crianças, e que emprega quase todos os servidores municipais. Ninguém jamais saberá a verdade realmente. Dona Norma Ferreira, pessoa correta, também deixou a secretaria e até hoje ninguém de fato soube o que houve. Não quero profetizar, mais ainda vai haver muitas mudanças, sempre em troca da qualidade para o fazer da “política”. Convenhamos, Ivana professora saiu; Gildomar da agricultura entrou. Perfil totalmente distante do que se necessita para a gestão educacional. O resultado: o Icó entre a pior educação do Estado.

BLOG: COMO SERÁ O PALANQUE ESTADUAL DE JAIME JÚNIOR?

JAIME:
Tudo que se comenta hoje é hipótese do que deve ou não ocorrer. Votei em Cid Gomes por consciência, pois, entendo ser ele um competente gestor, além de ser sério e honrado. Tudo indica, independente dos nossos adversários, é que Cid Gomes apoiará o nosso trabalho político, mesmo eu não sendo prefeito. Espera-se um bom mandato do Cid nestes dois anos vindouros. Estaremos dando apoio ao seu nome e esperamos reciprocidade de compromisso. Com confiança, as coisas acontecem de forma natural. Finalmente, eles terão os seus candidatos a deputado estadual e federal e, nós, teremos os nossos bem diferentes. Apenas o candidato ao governo será o mesmo de todos.

BLOG: PARA CONCLUIR, EXISTE UMA UNANIMIDADE EM ICÓ, QUE O SENHOR FEZ UMA GRANDE GESTÃO ADMINISTRATIVA NA PREFEITURA. O SENHOR SE INSPIROU EM ALGUÉM?

JAIME:
Nunca neguei que desde que cheguei ao Icó, às pessoas me informavam e comentavam que a última, aliás, que a única administração que prestou foi a do Dr. Aldo Monteiro. Há décadas Aldo já trabalhava com visão futurista. Este foi um ponto. Depois me cerquei de uma grande equipe de secretários, servidores capacitados, caras novas e comprometidas. Nós mostramos, que se não roubar o dinheiro público, dar para resolver quase tudo. Só não fomos mais longe porque a PMI estava sempre inadimplente, pela irresponsabilidade administrativa de Neto e Cardoso, como também a insegurança do fica e sai. Reconheço também que a gestão Agenor Neto, do Iguatu, foi o exemplo que busquei para as minhas próprias ações. Tudo de bom que Agenor fazia em Iguatu, procurei fazer no Icó também. Não deu outra: sucesso administrativo e reconhecimento popular.

BLOG: QUAL A MENSAGEM QUE O SENHOR DEIXA AO POVO DO ICÓ? 

JAIME:
De eterna gratidão e reconhecimento pela acolhida extraordinária deste povo para comigo. Hoje me sinto cada vez melhor de espírito, pois, sei avaliar as dificuldades, as alegrias e tristezas, o sucesso e o desencanto, com mais maturidade. Foi a maior experiência que tive na vida, esta eleição de 2008. Aprendi muito a avaliar as adversidades.
Sou uma pessoa sem rancor. Centrada, com pé no chão. Não faço aventuras. Respeito as pessoas, a minha família, os amigos. Até pensei, em janeiro de 2009, em deixar a política partidária. Mas seria abandonar este povo bom do Icó. Por isso, irei continuar. Senti a fortaleza do povo icoense em meu favor, quando fui abraçado aos milhares na festa de São Sebastião, em Lima-Campos; reunião da emancipação em Icozinho, onde fui saldado com centenas de fogos de artifícios; na missa de São José, no Cruzeirinho. Enfim, as manifestações em cada rua e sítio do Icó, são enormes, grande sinal de incentivo e apoio. Vamos continuar juntos meu estimado povo do Icó. "
______________________
* Entrevista feita por Fabrício Moreira da Costa - Blog Fabrício Moreira da Costa, o blog que fala sério
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :