Eleições escolares para diretores dos municípios da 17ª CREDE (Jornal Notícias do Vale)

As eleições para diretor escolar acontecerão nos dias 23 a 27 desse mês. A seleção para os futuros diretores estão acontecendo desde novembro do ano passado e consiste de um processo unificado de avaliação de conhecimento e de experiência profissional, aferidos por meio de provas escritas e exames de títulos realizados pela Universidade Federal de Juiz de Fora – MG, através do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.


A avaliação foi dividida em três fases, a primeira constituída de prova objetiva com questões de múltipla escolha, a segunda constitui-se de cursos a distancia de Gestão da Educação Pública com prova escrita, e a terceira fase é feita por exames de títulos.


A técnica do NRDES (Núcleo de Desenvolvimento Escolar) do CREDE 17, Nahir Batista, em suas palavras mostra a importância dessa seleção, por isso a prova é fundamentada em teorias da educação, fundamentos teóricos da administração e contabilidade pública, legislação básica da educação, domínios de habilidades de leitura e interpretação de textos de diferentes gêneros e resolução de problemas envolvendo raciocínio lógico.

As eleições acontecerão nos municípios que abrangem a 17ª CREDE, Baixio, Cedro, Icó, Lavras da Mangabeira, Umari, Várzea Alegre e Ipaumirim. A votação acontecerá nas escolas e os eleitores serão os próprios alunos e seus pais, professores e os servidores da escola.

No município de Icó as eleições acontecerão no próximo dia 23. Na escola Vivina Monteiro que serão candidatos Marcio Greyk e Francisco Wellington; na escola CERE Padre José Alves de Macedo, tem como candidato apenas Cícero Ferreira, e na Escola SEJA Ana Vieira Pinheiro, também apenas a candidatura de Francisco Rener.



No dia 24 a eleição acontecerá no município de Várzea Alegre, nas Escolas de Ensino Fundamental Municipal Maria Afonsina de Diniz e José Correia Lima, no dia 25 em Lavras, nas Escolas Figueira Lima e Alda Ferrer Augusto Dutra, dia 26 em Baixio, Ipaumirim e Umari, nas Escolas Municipais Horacio Teixeira, Dom Francisco de Assis Pires e Manoel Carlos. Por último em Cedro, no Colégio Estadual Celso Araujo.

A posse para os candidatos que vencerem as eleições acontecerá logo após a apuração dos resultados e o novo diretor exercerá a função por quatro anos, podendo haver reeleição para diretores que já exercem o cargo.

Pela importância que o fato representa, pois trata-se de se fazer autonomia nas escolas públicas estaduais, a comunidade escolar deve participar com todo empenho. Para votar o representante da família, pai ou mãe, (apenas um vota) deve se cadastrar na escola do filho para tornar-se eleitor.



Os candidatos não podem realizar campanha externa, mas podem fazer o trabalho de convencimento dentro da escola junto aos pais, alunos e funcionários. Desde que o projeto foi implantado houve significativa melhoria na administração das escolas com reflexos diretos na qualidade do ensino.
________________
* Texto escrito por Nara Cristina - Jornal Notícia do Vale
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :