Eixão das Águas é inaugurado em clima de festa política (Jornal Notícias do Vale)

Dilma Russeff foi o centro das atenções

No dia 19 de março, Dia de São José, padroeiro do Ceará, O governador Cid Gomes, juntamente com a ministra Dilma Russeff, chefe da Casa Civil e coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, inauguraram os trechos 2 e 3 do Eixão das Águas, atualmente a maior obra hídrica do Brasil e assinou a ordem de serviço para a construção do trecho 4.

“A obra garante a segurança hídrica do Ceará para os próximos 30 anos, bem como a vinda de grandes projetos para o Estado, como a Refinaria e a Siderúrgica”, afirmou Cid.

A solenidade, realizada em Pacajus, teve ainda a presença do ministro Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional, além do diretor do Banco Mundial no Brasil, Makhtar Diop, que veio ao Ceará para assinar junto ao governador, o convênio para o empréstimo de US$ 240 milhões com o Banco Mundial (Bird), além do senador Inácio Arruda, deputados federais, estaduais, secretários de Estado e diversos prefeitos.

Garantido pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Banco Mundial, e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o principal eixo de transferência de água do Estado tem uma extensão de 167,2 km, entre o Vale do Jaguaribe e Fortaleza, passando, ao longo do seu curso, por 15 municípios das Regiões do Médio e do Baixo Jaguaribe.
Segundo o governador a conclusão dos dois trechos garante o abastecimento de água para a população da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com cerca de 3,5 milhões de habitantes, mais os distritos industriais da Região e vai abastecer uma fronteira agrícola de 10 mil hectares. “Essa é a primeira grande obra que o governo entrega ao povo cearense. Com capacidade de armazenar cerca de 6 bilhões de metros cúbicos, o Eixão é referência para o Brasil”, disse.

Dividido em duas etapas para seu funcionamento, o Eixão terá de início uma vazão de 11 metros cúbicos por segundo (11 mil litros de água por segundo). Posteriormente esta capacidade dobrará para 22m3/s (22 mil litros por segundo), atendendo bem a necessidade de consumo do Fortaleza que atualmente é de oito mil litros por segundo e chegará ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

DILMA GARANTE -´Governo continuará inaugurando obras´Não há como negar: a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, estava no centro das atenções da inauguração do Eixão. Se não bastasse vir sendo cotada há meses como a candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para as eleições de 2010, ela proferiu o discurso mais longo da solenidade, por quase 29 minutos.

O ponto alto da fala da ministra foi quando ela disse ter ficado “bastante emocionada” ao descerrar a placa dos três primeiros trechos do canal.“Enquanto descerrávamos a placa, ao mesmo tempo, nós tínhamos a realidade atrás de nós.

A realidade estava nos guardando. Essa realidade era o barulho das águas, que caíam e demonstravam que essa é uma obra real, ela existe, não é de ficção”, disse, em clara resposta às críticas da oposição ao governo Federal, em Brasília, que qualifica o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), coordenado pela ministra, de “ficção”.

Mais tarde, em entrevista, Dilma voltou a tocar no assunto. “Veja a que ponto chegamos: somos obrigados a fazer uma obra, deixar claro que ela é real, porque muita gente alega que o PAC é feito de pirotecnia, de invenção.
Não, o PAC é feito de obras concretas, importantes e estratégicas”, disse.Questionada se a oposição deveria parar com as críticas, Dilma previu que a “luta política” vai continuar. “Eles vão continuar dizendo que é ficção. E nós vamos continuar inaugurando as obras. E quem vai dizer se é ficção ou não é a população”, retrucou.
_________________________
* Texto escrito e enviado por Getúlio Oliveira (editor-chefe do Jornal Notícias do Vale)
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :