A situação crítica dos mananciais cearenses é uma preocupação constante da população, que utiliza a água principalmente para o consumo próprio. A presença de resíduos de fábricas e esgotos irregulares, irrigação e pecuária, junto com o desmatamento da área ao redor, estão prejudicando os açudes cearenses.Essa realidade do Estado se vê no açude Lima Campos, que abastece a cidade de Icó, e que foi mencionada em matéria do Jornal O Povo, no caderno Ciência e Saúde. O texto enfoca o resultado do recente monitoramento da qualidade da água nas bacias hidrográficas cearenses, o que revelou o alto índice de eutrofização dos mananciais.
EUTROFIZAÇÃO - A eutrofização é um fenômeno causado pelo excesso de nutrientes na água, que leva a proliferação excessiva de algas. O excesso delas, ao entrarem em decomposição, levam ao aumento do número de microorganismos e à consequente deterioração da qualidade d'água.
AÇUDE LIMA CAMPOS - O "exemplo" icoense foi citado. No Ceará, a contaminação de açudes por agrotóxico ainda não preocupa tanto quanto o caso da eutrofização. Mas o açude Lima Campos é o exemplo de manancial contaminado por pesticidas. As plantações de arroz na vazante utilizam agrotóxicos que se acumulam na água.
O mau uso de produtos químicos, locais inapropriados para guardar as embalagens e o abandono dessas embalagens são alguns exemplos que contribuem para que se contamine cada vez mais a água que serve de abastecimento ao Icó. Isso serve de alerta aos governos Estadual, Municipal e Federal. Olhem essa situação!
0 comentários :
Postar um comentário