Coluna Leitura Dinâmica (Jornal Notícias do Vale)

É preciso fazer a marcha da pavimentação - Afirmava Paulo Freire e também Darci Ribeiro que o país precisa se manifestar constantemente através de marchas diversas, ao exemplo do que aconteceu com a famosa marcha da Coluna Prestes. Icó precisa de muitas marchas, uma delas deverá ser a marcha da pavimentação.

Há tantas ruas em Icó sem calçamento e esgoto que a administração pública até desconhece. Há ruas no centro da cidade, como novo centro, e na periferia nem se sabe quanto. Se o prefeito quiser, poderá passar quatro anos fazendo calçamento e esgoto e não acabará.

Há disponível para Icó, recurso da ordem de cinco milhões de reais que se destina para saneamento e pavimentação. No governo anterior o projeto nem foi elaborado, o que até agora também não aconteceu. Passou a prefeitura no governo anterior, quatro anos de inadimplência, razão porque não recebeu qualquer dinheiro novo. Ainda continua como estava antes e se os problemas não forem resolvidos, nada de novo acontecerá e as ruas continuarão na poeira e na lama.
_____________________
Pontes de acesso - São críticas as situações das pontes que dão acesso aos bairros Cidade Nova e Gerência. Sem conservação já há muitos anos, as duas pontes estão prestes ruírem. As duas já apresentaram a ferragem e podem desabar a qualquer momento.

No caso da gerência, onde a situação é mais preocupante, ainda há grandes rachaduras na parede do canal que dá sustentação a passagem. Tudo está muito precário e perigoso para o tráfego diário de veículos.

A enorme população que mora nos dois bairros está apreensiva, pois as pontes são essenciais para o trânsito diário em contato com o centro da cidade. Outra complicação é que nas rachaduras e erosões da parede do canal, populares estão colocando entulhos como forma de amenizar o problema, o que não resolve e ainda deixa o perigo camuflado. É preciso cuidado urgente para se evitar desastre maior.
______________________
Icozinho outra vez sem estrada - O distrito de Icozinho, como acontece todos os anos, está novamente sem estrada. As poucas e finas chuvas que caíram já foram suficientes para tornarem a vida dos moradores da região do vale do Capim Pubo um grande tormento.

Com necessidades de deslocamentos diários, seja para recebimento de aposentadorias, realização de compras, ou busca de recursos da saúde, a população se sente outra vez desprestigiada. Pior, antigamente o problema era atribuído ao município, que lá pelo mês de setembro realizava um paliativo sem qualquer sustentação, agora a questão é bem pior.

Atribuindo a responsabilidade da estrada ao estado do Ceará, o município se coloca na retaguarda sem querer assumir seu compromisso com a população. Promessas vão e vêem, sem que nada se concretize para uma solução definitiva.

Dinheiro gasto todo ano apenas para tapar buracos e passar máquina. As passagens de água não são resolvidas e quando chega o primeiro pingo de água tudo já está esburacado e a novela continua. Os moradores dizem que os representantes políticos são bons de discursos, mas péssimos executores de ações. Assim vai indo e a história continua.
__________________
FRASE DA SEMANA:

“Sou assim mesmo. Gosto de desafios, não tenho medo de arriscar e, modéstia à parte, domino a perfeição dentro de campo. Este foi apenas o primeiro de muitos gols que farei para alegria da torcida do Corinthians”.

(Ronaldo, após sua primeira partida com a camisa do Corinthians no campeonato paulista, quando fez seu primeiro gol após a volta ao futebol depois de mais de um ano parado)
_______________
** Comente esta coluna, mande sua opinião para getoliveira@bol.com.br

* Coluna Leitura Dinâmica assinada por Getúlio Oliveira (editor-chefe do Jornal Notícias do Vale) - Jornal Notícias do Vale
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :