
No último domingo (15\02\2009), a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, através da presidência da comissão de triagem, elaboração de projetos e criação de novos municípios, sob a coordenação do Sr. Luiz Carlos Mourão, Dr. Arnaldo Lemos e Luiz Carlos Farias, realizou uma grande reunião no Distrito-Sede de Icozinho, com o fito de preparar a comunidade para sua possível emancipação administrativa.
As discussões, críticas e propostas, ocorreram no templo da Igreja Assembléia de Deus, naquela localidade, que gentilmente cedeu o seu espaço, às 11:00h, com a participação de quase mil pessoas, entre elas presidentes de associações comunitárias, empresários, moradores, sindicalistas, religiosos, políticos e imprensa.
Todos os debates foram transmitidos ao - vivo pela rádio comunitária Verde-Vale, do Icozinho, que tem como diretor-geral, o radialista Francisco Ferreira.
Os coordenadores do evento mostraram aos presentes os dados estatísticos do IBGE, onde prevê a viabilidade do Icozinho em tornar-se município já nas eleições vindouras.
Os oradores destacaram o apoio do Deputado Domingos Filho (PMDB), que desde o seu primeiro mandato, em 1994, tem feito um trabalho incansável pela causa emancipalista.
A lei complementar no. 07\2003, de autoria do Presidente da Assembléia, apresenta o seguinte quadro comparativo:
POPULAÇÃO SUPERIOR A 8 MIL HABITANTES;
ELEITORADO NÃO SUPERIOR A 40%;
CENTRO URBANO DE PRÉDIOS CONSTRUÍDOS SUPERIOR A 400;
ENERGIA ELÉTRICA, ABASTECIMENTO DÁGUA, ESGOTO SANITÁRIO, COLETA DE LIXOS;
VIABILIDADE MUNICIPAL;
POSTO DE SAÚDE;
POSTO POLICIAL;
ESCOLA DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL;
EDIFICAÇÕES PARA CÂMARA E PREFEITURA;
TELEFONIA COMERCIAL E RESIDENCIAL;
POSTO DE COMBUSTÍVEL E GÁS DE COZINHA;
CORREIOS;
DISTÂNCIA MÍNIMA DE 10K DA SEDE DO ICÓ.
Participaram dos debates, as seguintes lideranças políticas do Icó: Jaime Júnior (PSDC), ex-prefeito de Icó. Os atuais vereadores Edjalma Moreira (PP), Gilberto Barbosa (PSDB), Júnior Dantas (PRB), Maria do Cal (PSL).
A prefeitura foi representada pelo Secretário-Adjunto da Articulação Política, Gildomar Ferreira Gonçalves, que justificou as ausências do prefeito Marcos Nunes (PMDB) e, do deputado Neto Nunes (PMDB), mas afirmando ao público que eles concordam que Icozinho transforme-se em cidade com a maior brevidade.
O Dr. Luiz Jorge, empresário e advogado, filho ilustre do Icozinho, foi quem tomou a iniciativa de promover o debate público, onde envolveu praticamente toda a comunidade e as lideranças políticas com maior representação no Icó e no distrito em referência.
“O Senado Federal já aprovou a legislação acerca das emancipações de municípios. A Câmara com certeza irá ratificar as decisões. Conseguimos convencer o Governador Cid Gomes sobre o projeto e idéias dos novos municípios. Por fim, a grande vitória, o Senador Tasso Jereissati (PSDB), que sempre foi contra esta iniciativa, hoje defende que o Ceará deve crescer com os novos Municípios”, destacou Luiz Carlos Mourão, que preside a Comissão Pró-Emancipação na Assembléia.
Texto enviado por Fabrício Moreira da Costa
1 comentários :
MUITO LINDA AMINHA CIDADE EU ESTOU DE VOUTA PARA LA DE PÕA PAULO GEITEEEEEEE
Postar um comentário