Sempre que escuto sobre direitos humanos, vêm a minha cabeça os direitos de quem faz delitos, crimes.Ao assistir e ao ler a noticia, vejo assaltos e pessoas sendo presas por violarem a lei. O civil que tentou defender-se foi avisado que não poderia agir de tal maneira para se proteger, porem, quando um criminoso age, os direitos humanos estão por perto para “protegê-los”.
Mas o que é Direitos Humanos?
Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e igualdade perante a lei.
Já que a definição de direitos humanos é essa por que a realidade é outra?
Já que a definição de direitos humanos é essa por que a realidade é outra?
Sinceramente é complicado responder a esta indagação. É ir, ate posso chegar a dizer, a um ambiente onde pessoas comuns não podem estar, onde os criminosos são “protegidos”.
Essa proteção seria boa se fosse aplicado a todos e não só aos que comete um crime. Sei que proteger quem entra em um crime deve ser de maior atenção, pois são estes que mais sofrem perante a sociedade e perante aos que encontram em um prisão. São estes que sofrem violência de outros indivíduos por cometerem crimes.
Essa violência de outros remonta muito ao passado, pois tais atitudes resolviam-se com abusos de poderes ate chegar à morte.
Com este caminhar da historia, alguns documentos começaram a vincular sobre os direitos humanos desde antigamente, como: Cilindro de Ciro, Código de Hammurabi, e mais posterior, a Carta Magna da Inglaterra.
Os Direitos humanos fundamentam-se na preservação da vida e sua integridade física, moral e social. A vida humana em sua plenitude manifesta-se como liberdade. Assim, a transgressão dos direitos fundamentais incide no que viola a vida e a sua pujança, a qual, em termos humanos, significa o direito de ser e de ser diferente, ter a liberdade de suas próprias crenças, bem como não sofrer discriminação em virtude de raça, cor ou condição étnica ou sexual.
A violação dos Direitos Humanos atinge muito mais aqueles que são excluídos socialmente ou pertence à minoria étnica, religiosa ou sexual.
Então, os direitos humanos deveriam ver todos como iguais, como diz o artigo I da Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”.
Já que os direitos humanos devem preservar os direitos fundamentais, deveria preservar o de todos.
* Texto escrito por: Alanna Moreira, graduanda de Direito, 2° semestre UNIFOR.
* Texto escrito por: Alanna Moreira, graduanda de Direito, 2° semestre UNIFOR.
1 comentários :
Parabéns pelo texto, muito bem feito e que retrata a realidade dos direitos humanos.
Postar um comentário