Conheça a Lei: Sistema Nacional de Controle de Medicamentos deverá melhorar controle de venda

A partir da aprovação e de entrar em vigor a Lei n° 11.903, do dia 14 de janeiro de 2009, foi criado o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos. Este novo serviço tem por objetivo rastrear os medicamentos usando uma tecnologia de captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados.

Através dessa ação, espera-se acabar com as falsificações e o contrabando de medicamentos. O acompanhamento se fará desde a fabricação e a venda até o descarte dos mesmos, bem como a prescrição por médicos, dentistas e veterinários.

Segundo o Jornal do Senado, que trouxe a informação da mais nova lei, ainda não foi definida a tecnologia que será empregada, porém cada caixa de remédio terá uma identificação, que se assemelharia ao código de barras, contendo uma lista de informações.

Esse meio de rastreamento fará o consumidor ter acesso a informações, como o nome do fabricante o número do lote, no instante em que a caixa de medicamentos passe pelo sistema eletrônico.

Com essa mudança, ficará mais fácil, por exemplo, identificar remédios inapropriados para  utilizar. Outra possibilidade será identificar se houve roubo de carga do medicamento, o que fará o governo ter condições de detectar a venda ilegal de remédios.

Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :