Coluna Leitura Dinâmica (Jornal Notícias do Vale)

Ex-prefeitos e reeleitos continuam na mídia - Esta história já é velha, mas continua ocupando espaço na mídia. As prefeituras não prestam contas com o TCM e com a Câmara Municipal. Mesmo sendo matéria de Lei a obrigatoriedade não tem sido levada muito a sério por aqueles que dirigem os municípios.

No Ceará 31 prefeituras ainda não disseram o que fizeram com o dinheiro dos municípios. A verdade é que os prefeitos se acostumaram com a impunidade e vão levando as coisas movidas pelo juízo de foro íntimo que apontam sempre para o desrespeito à Lei.

O TCM ameaça com multas que poderão chegar a cinco mil reais por cada mes de atraso, mas isto também é balela, pois nunca se concretiza. As Câmaras municipais, por sua vez, deveriam assumir o papel constitucional de cobrar, fiscalizar e destituir do cargo aqueles que desobedecem à Lei, mas também não o fazem.

O governo do estado stá endurecendo ao dizer que não fará convênios com prefeituras que estejam sem prestação de contas em dia. Tudo, entretanto, vai correndo sob as maravilhas do paraíso chamado Brasil. Em nossa região há prefeituras e prefeitos que estão sem prestação de contas: Cedro – Rodrigues Xavier, Icó – Cardoso Mota, Ipaumirim – Luiz Alves, Jaguaribe – José Sérgio e Umari – Francisco Alexandre Barros Filho– Fransquinho.

Em Icó a situação é muito complicada, pois não há fechamento de contas desde setembro de 2008 e a informação que se tem é que a contabilidade não tem documentos suficientes para fazer o fechamento.

Segundo informações o prefeito Marcos Nunes poderá entrar com processos contra Cardoso Mota e também contra Jaime Júnior, que assumiu interinamente a prefeitura, para poder habilitar o município e seguir seu mandato. Isto tudo se reflete em tristeza que não tem fim.
___________________________________
Flamarion Pereira ameaça recorrer à justiça - O vereador Flamarion Pereira disse que pretende recorrer à justiça de Icó para defender as professoras que foram prejudicadas com a decisão do prefeito Marcos Nunes em retirar as quatro horas a que passaram a ter direito após decreto de Cardoso Mota.

Disse Flamarion que procurou conversar com o prefeito para mostrar-lhe o decreto em que o ex-prefeito concedeu o benefício às professoras, mas não foi ouvido. Com a decisão, segundo as informações de Pereira, as professoras reclamantes passaram a receber metade do que ganhavam, sendo claramente prejudicadas sem qualquer fundamento legal para isto.

"O prefeito não revogou o decreto anterior que foi aprovado pela Câmara e também publicado no Diário Oficial do Estado. O que está fazendo é um ato ilegal e estou tentando persuadi-lo pelo entendimento, mas se não houver alternativa vou recorrer ao amparo da Lei".
_______________________________
Icó ganha Ponto de Cultura - Esta coluna recebeu telefonema do ex-secretário de cultura de Icó Genildo Angelim dando conta que o município foi beneficiado com um projeto Ponto de Cultura que deverá funcionar no Canela Preta. O projeto Ponto de Cultura é uma iniciativa do Ministério da Cultura para promover desenvolvimento cultural nos municípios.

Segundo Angelim, ainda quando era secretário encaminhou o projeto em nome da APROARTI e agora recebeu a notícia de que a escola de música e arte do Canela Preta receberá algo em torno de cento e oitenta mil reais paras o desenvolvimento de diversas atividades artísticas.

Esta é uma daquelas notícias que nos dá gosto publicar, pois na carência afetiva que o município tem vivido nos últimos anos, qualquer flor tem cheiro que não acaba mais. Por falar nisto é bom lembrar que há muito dinheiro disponível nos ministérios para atender bons projetos, que tenham sentido de seriedade e sejam exeqüíveis.

É claro que cada projeto desses pede responsabilidade e prestação de contas. Se houver bom aproveitamento muita coisa poderá melhorar, mesmo à custa de tanto suor e tanta lágrima.
_______________________
* Coluna redigida por Getúlio Oliveira, editor-chefe do Jornal Notícias do Vale (edição - 182)
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

1 comentários :

Anônimo disse...

E verdade a demanda do dinheiro publico e grande,em UMARI Um dos filhos do prefeito"fransquinho" esta milionario sem ter nem o 2°grau..ai eu pergunto da onde vem riqueza desse rapaz???pois antes de 2004,ele era apenas um simples chapeiro,com todo respeito aos profissionais da area,mas nao dar pra engolir... E O DINHEIRO DO POVO DE UMARIII....ATE QUANDO!!!!!