Nesta segunda-feira (08) terminam os festejos e novenas realizadas na secular Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Monte. Festa que faz parte de um dos antigos ritos católicos do município, que mostra a todos a religiosidade de seu povo, com 40 dias ininterruptos de festejos religiosos, marcando a passagem de 2008 para 2009.A festa de Nossa Senhora da Conceição termina hoje, com a realização de uma procissão que acontecerá à tarde, em direção à Igreja do Monte.
HISTÓRIA DO FESTEJO - Festejo secular, que já foi a segunda mais importante festa do município, esta adoração se iniciou em Portugal e tem como dia principal o dia desta segunda. Em Portugal é feriado nacional, e começou a partir da data de 25 de Março do ano de 1646, onde o Rei D. João IV fez uma cerimônia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal em relação a Espanha.
O Rei Dirigiu-se à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que declarou padroeira e rainha de Portugal. A partir dessa data, mais nenhum rei português usou coroa na cabeça, por se considerar que só a Virgem tinha esse direito.
O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado pelo papa Pio IX, em 1854, mas o calendário romano já incluíra a festa em 1476 e, desde o sétimo século, esta celebração já existia no Oriente. Esta solene definição pontifícia foi resultado de um desenvolvimento da devoção popular aliada a intervenções papais e infindáveis debates teológicos.
Em 1570, Pio V publicou o novo Ofício e, em 1708, Clemente XI estendeu a festa, tornando-a obrigatória a toda cristandade. Quatro anos após a proclamação do dogma por Pio IX, Maria Santíssima apareceu a Bernadette Soubirous dizendo: "Eu sou a Imaculada Conceição".
Trata-se de um título litúrgico, celebrado no dia 8 de dezembro, pelo qual os católicos professam a prerrogativa concedida unicamente a Nossa Senhora: Maria foi concebida sem a mancha do pecado original. Deus preparou, desde o momento de sua concepção, uma criatura pura, toda santa, cheia de graça e beleza, para ser a Mãe do seu Filho e sua alma santíssima jamais foi manchada pela menor imperfeição. Da palavra “concebida” formou-se o derivado “Conceição” e sem pecado "Imaculada" juntaram-se ao vocativo “Nossa Senhora”, formando o título “Nossa Senhora da Imaculada Conceição”.
NO BRASIL - No Brasil, o culto teve início na Bahia em 1549, quando Tomé de Souza chegou a Salvador trazendo uma escultura da santa. Ela foi a protetora de nosso país no período colonial e foi proclamada “Padroeira do Império Brasileiro” por Dom Pedro I.
Já no despontar do século XX, com o advento da República, o título cedeu lugar a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que é a antiga imagem da Imaculada Conceição encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul.

EM ICÓ - Na cidade de Icó, a festa chegou com a construção do templo da Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Monte, por volta de 1750. Não se sabe ao certo quem construiu o monumento que abrigou o início da religiosidade, porém tem-se a idéia de que seria uma pessoa da Casa da Torre, que ao chegar construiu a igreja. Segundo informações do Sistema de Informações da Secretaria de Cultura do Ceará (SINF), o altar tem uma característica barroca única no mundo, contanto o monumento com o secular cemitério anexo.
A partir disso, criou-se a devoção e a criação das festividades principais da cidade, começando com a Festa de Nossa Senhora da Conceição, logo após Nossa Senhora da Expectação ou do Ó e a Festa do Senhor do Bonfim, em um Icó aristocrático e pastoril.

ICÓ SE TRANSFORMA - Uma característica peculiar e única na festa se dá ao fato de que esta festa, antigamente, era o início do encontro da sociedade icoense, durante até a festa do Senhor do Bonfim. E isto não se perdeu.
No dia de hoje alguns icoenses que moram distante já começam a se encontrar na cidade, e muitos ainda estão por vir, o que transforma a cidade em um ambiente de CIDADE-SANTUÁRIO, no qual a religiosidade e confraternização transpassa quaisquer diferenças. E este clima continua até o dia 6 de janeiro, a subida do Senhor do Bonfim.
COMEMORAÇÕES NAS CIDADES DO CEARÁ - Nossa Senhora da Conceição, além de Icó, tem festejos em outros municípios, nos quais é a padroeira, que são: Sobral, Aracoiaba, Bela Cruz, Cascavel, Hidrolândia, Jaguaretama, Porteiras, Ipueiras, Ipaumirim, Tururu, Quixeré, Quiterianópolis, Pindoretama, Palhano, Ipaporanga, Independência, Orós, Milhã, Pacoti, Pacatuba, Pacajus, Pentecoste, Moraújo, Meruóca, Mauriti, Madalena, Martinópole, Dep. Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Granjeiro, Itapiúna, Iracema, Limoeiro do Norte, Guaramiranga e Redenção.
0 comentários :
Postar um comentário