
Iguatu. Na região Centro-Sul, as opções são os balneários dos açudes Trussu, localizado na zona rural de Iguatu, e Orós, na cidade de mesmo nome. Para mudar a rotina e criar novidades, a professora Ana Oliveira sugere que os pais façam passeios com os filhos na própria região, descobrindo espaços poucos freqüentados. Uma das sugestões é a visita a Cruz de Pedras, uma serra localizada no distrito de Alencar, zona rural de Iguatu, distante 25km da sede do município. “É uma boa opção para trilhas. Permite boas caminhadas e acampamento durante o dia”, diz. A serra apresenta um ponto máximo de 420 metros de altura, cuja subida pode ser feita por caminhada ou mesmo por carro.
No fim de tarde, Cruz de Pedra oferece um lindo pôr-do-sol com vista para a cidade de Iguatu. Lá no alto, há uma rampa para a prática de Asa Delta, um esporte radical. “Essa área poderia ser mais explorada”, observa um dos proprietários do local, empresário aposentado, João Alencar Rodovalho de Oliveira. “Quem sabe no futuro aqui poderá ser descoberto e haver infra-estrutura para acolhida dos visitantes”.
O funcionário público Carlos Almeida disse que fez alguns passeios com a família em fins de semana na Cruz de Pedras. “É preciso levar lanche e água, mas é uma boa opção para uma caminhada saudável”. Alguns moradores do distrito de Alencar costumam fazer passeios pela estrada. “É um lugar agradável”, disse a estudante Glaene Oliveira. “Quando a gente está com mais disposição sobe até o pico da serra”.
Outra idéia para as férias é um passeio pelo centro histórico do município de Icó, onde há um conjunto de sobrados e casarões preservados da época do ciclo do couro. O sítio histórico foi tombado como patrimônio nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A cidade oferece um conjunto de casarios e prédios públicos tombados. Na Rua do Meio (General Piragibe) há um interessante conjunto de edificações populares, entre a Rua Larga e a Rua Grande. Era o espaço por onde circulavam os escravos e mestiços que abasteciam os sobrados dos ricos.
No Largo do Theberge há uma imensa praça em cujo entorno estão a Casa de Câmara e Cadeia, a Igreja de Nossa Senhora da Expectação, a Igreja do Senhor do Bonfim, o Sobrado do Barão do Crato, o Sobrado do Canela Preta e o Teatro da Ribeira dos Icós, um dos mais antigos do Brasil, construído em 1860, no estilo neoclássico, pelo médico francês Pedro Thebérge.
O ex-secretário de Cultura de Icó, Getúlio Oliveira, lembra que alguns imóveis foram restaurados graças ao Programa do Ministério da Cultura, Monumenta. “Sem dúvida, o centro histórico de Icó é uma excelente opção de visita neste período do ano. Os jovens precisam conhecer”.
Em Icó, nesse período, acontece o novenário em honra a Nossa Senhora da Expectação, padroeira do município, na Igreja Matriz. Em seguida, começa outro ciclo de novena, com mais fervor e adoração ao Senhor do Bonfim.
Em Iguatu, de 15 a 24 deste mês, haverá apresentações artísticas e musicais do projeto Natal de Luz, na praça da Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana. Lá, estão a Casa do Papai Noel e da Barbie.
Fonte: Diário do Nordeste em sua parte Regional (14/12/2008).
Honório Barbosa - Repórter
0 comentários :
Postar um comentário