Centro-Sul - Festa de aniversário para o Rei do Baião.


O Dia Nacional do Forró é também data municipal em Cedro, pelo aniversário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Cedro. Hoje, esta cidade, localizada na região Centro-Sul, distante 420km de Fortaleza, vai homenagear o cantor e compositor Luiz Gonzaga. A programação do V Viva Gonzagão inclui cavalgada de vaqueiros, celebração de missa, apresentação de sanfoneiros e forró na Praça da Matriz. O evento assinala os 96 anos de nascimento do inesquecível “Rei do Baião”.

A programação tem por base uma lei municipal que instituiu o dia 13 de dezembro como o Dia Municipal do Forró — a data também é comemorada nacionalmente. As festividades são uma iniciativa da Câmara Municipal e da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, sob a coordenação de Francisco Luiz Lira de Souza, mais conhecido por Luiz do Padre. “O nosso objetivo é manter viva a tradição do ritmo forró pé de serra e as músicas do Gonzagão que inspiraram outros artistas”, frisou.

As homenagens a Luiz Gonzaga começam a partir das 16 horas com a Cavalgada de Vaqueiros pelas principais ruas da cidade. Em seguida, às 17 horas, será celebrada missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz, pelo padre Anastácio Ferreira, em homenagem póstuma a Luiz Gonzaga, aos vaqueiros e também ao músico Azulão, falecido recentemente na cidade de Iguatu.

A partir das 19 horas está previsto o início do Forró do Gonzagão, na Praça da Matriz, com a presença do sanfoneiro Marcos Medeiros e dos grupos musicais, “Forrozão pra lá de bom” e “Zabumbando”, além da participação especial de Lula Aboiador.

Os organizadores do evento estimam um público de mais de dois mil moradores e pessoas de outras cidades, admiradoras da obra musical de Gonzagão. “Vamos lotar a praça num clima de muita festa e animação para homenagear Luiz Gonzaga”, disse Luiz do Padre. Instituída em 2005, a festa vem crescendo a cada ano e já virou tradição na região.

O projeto de lei que estabelece 13 de dezembro como o Dia Municipal do Forró foi idealizado pelo vereador Gildásio Oliveira Pinheiro. “A minha idéia foi oficializar a data para que fosse incluída no calendário oficial do município e, a cada ano, ser realizado um evento em homenagem a Luiz Gonzaga”, explicou. “Gonzagão representa a cultura musical nordestina”, considera.

Os pais de Luiz Gonzaga, Januário e Santana, batizaram o filho, com o nome de Luiz, em homenagem à Santa Luzia, celebrada hoje, e colocaram o sobrenome de Nascimento, por ser o mês de dezembro, quando os cristãos celebram o nascimento do Menino Jesus.

O farmacêutico e bioquímico, Joan Marques, é um pesquisador da obra e da vida de Luiz Gonzaga. Em casa, num baú, guarda um acervo dos antigos discos de vinil. São 40, todos autografados por Gonzagão. Faltam apenas dois para ter a coletânea completa. Reúne também CDs, com composições regravadas, fotos, recortes de jornais e de revistas com reportagens sobre o artista, meia dúzia de livros, além de fitas com entrevistas feitas na cidade de Exu, em Pernambuco, e em Cedro, quando da visita do “Rei do Baião”.

Indagado sobre o que representa a obra musical de Luiz Gonzaga, Joan Marques foi taxativo: “Ele expressou com altivez e dignidade o sofrimento e a alegria do povo nordestino. Decantou os animais, as aves, as árvores, falou do amor, da alegria e do jeito de ser de nossa gente, da nossa cultura”. Para Marques, o povo nordestino deve “como gratidão, sempre lembrar da obra imortal do Rei Luiz Gonzaga”.

O radialista José Maria, da cidade de Lavras da Mangabeira, onde apresenta o programa “Canto Jovem de Luiz Gonzaga”, na Rádio Vale do Salgado, vai participar da programação. Ele disse que as composições de Gonzagão feitas em parceria com outros poetas não morrem porque são autênticas.

MEMÓRIA

96 anos de idade completaria o cantor e compositor Luiz Gonzaga hoje se ainda estivesse vivo. Porém sua música permanece ativa na memória da cultura regional, com destaque para o baião

Fonte: Jornal Diário do Nordeste, em sua parte Regional - 13/12/2008.

Colaborou: HONÓRIO BARBOSA Repórter

Publique no Google Plus

Publicado por Alanna Moreira

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :