Uma triste situação que acontece há muito tempo foi destaque na mídia cearense, no Jornal do Cariri e no site Ceará Agora. O abandono da escola Agrícola, que já foi o sonho de estudos de muitos, principalmente da elite do Cariri, mas que, infelizmente, hoje está jogada ao léu, sem dono e sem vida.Um prédio construído em 1955, a instituição formou milhares de profissionais que hoje se encontram no mercado de trabalho. Lembrança de uma época que está parada no tempo e no espaço. Conforme o verificado pelo jornal do Cariri, através de entrevistas e de uma visita ao que restou da antiga Escola, o que se vê é a desolação de antigos professores e o rastro de telhados e paredes quebradas, equipamentos sem funcionar e morcegos e cupins tomando de conta.
Em menção à terra natal do deputado Eunício Oliveira (PMDB-CE), a matéria mostra que desde 2001, quando finalizaram as atividades, nenhum político local se importou com a situação.
Ninguém que freqüentar este local hoje acreditaria que ali já houveram aulas para cerca de 1.500 alunos, dos quais 500 residentes na instituição. Além do ensino agrícola quando funcionava, a Escola Agrotécnica e seus 300 hectares haviam o cultivo da manga, goiaba, banana, além da criação de suínos, bovinos, frangos e coelhos.

Uma riqueza de antigamente para Lavras, que se resume hoje a tristeza representada pelo silêncio e pela presença da natureza, que já vai tomando conta dos locais vazios.
A revolta apresentada na matéria se dirige à prefeita atual de Lavras, Dena Oliveira (PMDB-CE) e ao deputado federal lavrense Eunício Oliveira, onde ambos tiveram anos e anos, porém não se apresentaram com algum projeto que revitalizasse esta Escola importante ao Cariri cearense.

Ainda conforme a matéria, o deputado foi procurado pela equipe do Jornal do Cariri, e o mesmo garantiu já ter conversado com o Governo do Estado para transformar a Escola Agrotécnica de Lavras em Cefet (Centro Federal Tecnológico). Além disso, ele afirmou que já estudou na instituição de ensino e garantiu que, em 2009, o Cefet irá sair do papel.
A mesma reportagem procurou também a atual prefeita de Lavras, que foi reeleita, porém não atendeu às ligações nem retornou as chamadas.
A mesma reportagem procurou também a atual prefeita de Lavras, que foi reeleita, porém não atendeu às ligações nem retornou as chamadas.
Veja o Editorial do Jornal do Cariri, disponível no site Ceará Agora.
2 comentários :
Sou lavrense, mais ás vezes me envergonho dos administradores dessa amada cidade. A administração passada falava que não fazia nada para lavras crescer por que não tinha apoio do governo, era só conversa fiada,e comprando fazendas e fazendas com o dinheiro público. Agora á atual administração vai falar o quê? se tem o apoio da câmara de vereadores,que tem o apoio do deputado estadual, que tem o apoio do nosso DEPUTADO FEDERAL, que tem o apoio do senador, que tem o apoio do governo estadual e federal. Por favor, olhe mais para à nossa cidade, era pra ser cidade modelo.
Alguém usou o meu nome para fazer esses comentários.
Postar um comentário