Visando a boa higiene com a manipulação do lixo, doze municípios cearenses melhorarão a coleta e depósito de lixo. Além desses, mais outros 74 munícipios serão beneficiados com a medida no próximo ano.Segundo o Jornal Diário do Nordeste, em matéria deste sábado, oito fazem parte de um projeto de aterros consorciados (Crato, Limoeiro do Norte, Camocim, São Benedito, Sobral, Tauá, Pacatuba e Jaguaribara), com financiamento do Governo do Ceará.
Os quatro demais (Viçosa do Ceará, Paracuru, Baturité e Acopiara) foram iniciativa dos próprios municípios envolvidos. Além das cidades citadas, exsitem depósitos de resíduos sólidos em Caucaia, Maracanaú, Aquiraz, Sobral, Horizonte e Itapajé.
Dentre as cidades beneficiadas, o Icó estará fora da lista. As cidades mais próximas que contarão com o benefício serão Pereiro e Jaguaribe, que estão na área do aterro de Nova Jaguaribara.
O custo total das obras que tem financiamento do Governo do Estado ficarão entre R$ 4 milhões e R$ 5 milhões, segundo o coordenador de Saneamento Ambiental da Secretaria das Cidades, Edmundo Olinda, para a matéria do Jornal.
O primeiro dos aterros consorciados a entrar em operação será o da união entre os municípios de Viçosa do Ceará e Tianguá. No presente momento, só existem oito depósitos de resíduos sólidos em todo oCeará.
0 comentários :
Postar um comentário