O Icó vive momentos em que sua sociedade passa por uma renovação através dos jovens, mas ao mesmo tempo está vendo grandes figuras partirem para o "outro mundo" e, a partir disso, fica mais pobre de cultura e de sabedoria a cidade.
Figuras ilustres que o Icó já ouviu falar, mas que aos poucos ficam apenas na memória de quem tem consciência do que representaram para a sociedade icoense.
Esse exemplo de pessoa íntegra, proba, e de reputação ilibada faz parte da pessoa chamada José Acácio Monteiro, representante de um tempo não tão distante, mas que parece esquecido para muitos icoenses. Tempo esse onde se via no Icó o respeito ao próximo e a inteligência usada para a coletividade. Onde havia segurança e se conhecia a todos muito bem, e que se tinha uma cidade mais unida em si.
José Acácio foi um dos poucos remanecentes dessa época do auge da sociedade icoense, que continuava viva na cidade, dos tempos idos das confraternizações como o ano novo e a festa do Havaí, onde o valor da palavra "família" tinha realmente importância. Outros valores. VALORES. Acácio Monteiro seguiu com repeito o caminho de uma pessoa íntegra, representante da secular e importante família dos Monteiro.
Sua história, construída a base da luta diária e a boa lida com as pessoas o fez ganhar dos icoenses o respeito e admiração de todos, e que nessa semana deixou pasme a cidade, com sua repentina partida. Mais uma grande pessoa de Icó se vai e a cidade vai ficando ainda mais pobre. Inúmeros baluartes icoenses já não se encontram mais na terrinha, pois partiram para o plano superior, na busca da misericórida divina.
A sua partida não deixa somente uma família de luto, mas toda uma cidade que busca defender sua história, e pessoas que tenham usado do respeito e do caráter para construir sua vida um exemplo para as demais.
Fique em paz, José Acácio Monteiro, junto a outros icoenses ilustres que merecem mais do que carinho e respeito. Uma homengem seria pouco para o que se representa a vida de um ser humano como ele foi. Mas é, sem dúvida alguma, o registro de um ser humano que buscou a amizade verdadeira em cada encontro, nas ruas e becos estreitos da histórica cidade de Icó.
>> Blog Icó é Notícia
2 comentários :
Que perca o nosso Icó sentiu, falo Icó, pois José Acácio era um homem conhcido por todos e digno de seus atos, verdadeiro homem que no Icó são poucos que chegam ao seu patamar. Saudades Tio JOSÉ ACÁCIO...
Não quero falar da dor da ausência...Quero agradeçer,
o tempo que desfrutamos da presença de tio José Acácio,esse homem tão especial...que
todos nós gostamos,admiramos e respeitamos.
Tio, aqui fica sua lembrança e seus exemplos de dignidade e uma saudade infinita.
Postar um comentário