Exclusivo - Como prometido o blog Icó é notícia traz novamente a cartilha informativa para os eleitores

Daqui a 3 dias estará acontecendo as eleições municípais em todo o Brasil. O blog preocupado em esclarecer o eleitor icoense, divuga agora uma cartilha informativa em busca de uma nova visão para nossa política atual.

Saiba como indentificar características positivas e negativas nos candidatos a prefeito e vereador que se apresentam em sua cidade. Antes de definir seu voto, pese na balança as vantagens de cada postulante.


8 - Características do BOM político:

1º -> HONESTO, não tenta enganar a população com promessas fora da realidade. Explica que é difícil melhorar a cidade em pouco tempo, mas que vai se esforçar para ajudar.

2º -> REALISTA, diz exatamente quais são as prioridades da cidade e, com o orçamento que tem, indica o que é possível realizar.

3º -> COERENTE, mantém suas convicções e, se pela conjuntura é obrigada a fazer alguma ação que não gostaria, diz as razões para tanto.

4º -> EXPERIENTE, mesmo que não tenha assumido um posto de gestor antes, estuda todas as funções de representante do povo, conversa com atingos e atuais gestores e busca sempre se atualizar.

5º -> SABE ESCOLHER EQUIPE, não escolhe equipe por conveniência políticas, maspor competência.

6º -> SINCERO, busca responder a todas as questões de maneira correta, apresentando dados e documentos comprovando suas ações.

7º -> TRANSPARENTE, apresenta gastos de gestão e de campanha, explica todas as suas ações, estabelece e divulga cronogramas de planos de
ação.

8º -> ASSUME ERROS, não joga a culpa nos outros e, assumindo os erros, busca controlar e contornar a situação através do trabalho e coerência.
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8 - Características do MAU político:

1º -> CORRUPTO, busca usar o cargo público para benefício próprio e não mede esforços, mesmo que ilegais, como compra de votos, para ser eleito.

2° -> MENTIROSO, faz promessas mirabolantes e desconversa sobre suas pendências na Justiça.

3º -> OPORTUNISTA, usa alguma ação necessária e imediata para mostrar que está fazendo algo ou usa o trabalho alheio (de um gestor anterior ou de alguma entidade não-governamental) para contar vantagem.

4º -> INCOMPETENTE, não sabe fazer o que promete.

5º -> TEÓRICO, fica na base do "achismo", mas pouco sabe sobre a prática da gestão pública.

6º -> RETÓRICO, sabe muito bem usar as palavras para tentar convencer as pessoas, mas, na realidade, pouco faz. É o típico "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço".

7º -> NÂO PRESTA CONTAS, não apresenta gastos de campanha nos prazos legais e nem gastos durante seus mandatos.

8º -> JOGA A CULPA NOS OUTROS, não assume erros próprios e diz que não sabia que um problema estava acontecendo durante seu governo ou sua campanha.
Agora caros internautas, (eleitores), tirem suas conclusões e dúvidas na hora de votar.

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SEGUNDA PARTE:

1° DENUNCIE: um dos piores males das campanhas eleitorais no Brasil é a compra de votos. Um candidato mal intencionado pode oferecer presentes, dinheiro e até reforma nas casas em troca de voto. Isso, segundo as leis é crime. E não apenas o candidato que está sujeito a punições: o eleitor que vende o voto também é criminoso. Vender o voto pode trazer benefícios imediato, mas, depois, o eleitor pode pagar caro, com poucos hospitais funcionando, falta de professores, transporte de má qualidade e ruas esburacadas. Receber dinheiro e votar em outro candidato não resolve o problema. É preciso denunciar o espertinho.

2° PAPEL DE TODOS: muitos candidatos prometem o que não terão poder para fazer. No caso de vereadores. Se um candidato propõe aumentar número de hospitais e escolas, desconfie. O papel do vereador é fiscalizar a prefeitura e propor mudanças que melhorem a vida da cidade. Eles não têm competência legal para dizer como, quando e em que a prefeitura vai gastar verba. No caso do candidato a prefeito, segurança não é sua atribuição, mas sim do governo estadual.

3° COERÊNCIA: É muito fácil saber se aquele candidato que já exerceu algum cargo público cumpre o que promete. É só ir atrás do histórico de ações do candidato e saber se ele é coerente com aquilo que e fez e defendeu na vida pública. Se um candidato que já foi prefeito prometia fazer uma coisa, mas fez outra durante a administração, significa que ele não cumpre a palavra e está tentando enganar os eleitores mais uma vez. Mas, cuidado, candidatos que já tiveram experiência em cargos públicos podem ser avaliados pelo que fizeram anteriomente. Fique atento. Aqueles que fracassaram em outra oportunidade podem aprender com os erros e se recuperar. Assim, como, mundo afora, há muitos casos de gestores de sucesso que, após algum tempo, voltaram ao cargo e não se dão bem. Isso ocorre porque as condições e a conjuntura mudam. Por isso, observe se aquilo que propõe o candidato está dentro do possível na atual condição da cidade, estado e país.

4° MUDANÇA DE LADO: cuidado com candidato que critica ex- aliados, que muda de partido de tempos em tempos, que defendia uma coisa e hoje faz outra. Mudar constantemente de lado e de idéias pode ser sinal de oportunismo. Mas nem sempre. Há casos em que foi o partido que mudou. Procure conhecer as razões do candidato na hora de julgá-lo. Para tentar compreender as mudanças, jornais e revistas são importantes com suas análises da conjutura política da cidade. Além disso, uma boa conversa com o candidato - se possivel - pode servir para tirar dúvidas. Se eles apresentarem observções concretas, melhorará sua compreensão das razões que levaram um candidato a mudar de lado.

5° NÂO SEJA ENGANADO: não basta acreditar no que o candidato promete: é preciso verificar se o projeto é possivel de ser realizado dentro do prazo estipulado. Promessas genéricas e abstratas são meio caminho para o estelionato eleitoral.. Muitas vezes, o próprio candidato não sabe como fazer o que promete. E, se sabe, não dar detalhes é indício de que seus planos não são tão benéficos ou atraentes para o eleitor quanto tenta fazer parecer. Saiba de onde vem o dinheiro necessário, quando e como será feito. Um bom exercício para não criar nas artimanhas das promessas dos candidatos é batê-las com a realidade.

6° NEM TUDO SÃO FLORES: o trabalho de um gestor público não é só de realizações com as quais agrade a população. Muitas vezes, por necessidade, eles são obrigados a realizar tarefas que não gostariam por criar problemas para a população. O aumento na tarifa do transporte pode parecer ruim, mas pode ser necessário se observadas as condições econômicas do município. Portanto, um candidato, quando se propõe a ser gestor público, tem de saber ponderar sobre estas questões complicadas. Se um candidato se mostra incapaz de se desgastar para fazer aquilo. O trabalho de um gestor público não é só de realizações com as quais agrade toda população.

7° PRIORIDADES: muitos candidatos fazem promessas de melhoria a vida da cidade em quatro anos e realizar obras durante sua gestão para que fiquem marcadas com seu nome. No entanto, nem tudo pode ser feito em pouco tempo e algumas ações devem ser tomadas para se colher o melhor no futuro. Um bom gestor deve pensar a longo prazo, escolhendo as ações buscando que elas sejam colocadas em prática também pelos próximos gestores. Deve pensar em ações que visem o desenvolvimento.
Fonte pesquisada: Jornal O povo, 6 de julho de 2008.
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Publicado por Jornalismo

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