Especial Icó 166 anos: Video EXCLUSIVO da Entrevista com o arquiteto e chefe da superintendência do IPHAN, André Carneiro

O Blog "Icó é Notícia" está trazendo, nesta semana em homenagem ao aniversário de Icó, uma entrevista EXCLUSIVA feita com André Moreira Carneiro, arquiteto e Chefe do escritório tecnico da 4º Superintendência Regional do IPHAN em Icó. Muitas pessoas ainda não puderam ver esta entrevista, que estamos republicando.


Nessa entrevista,realizada no dia 31 de julho último, André fala aos icoenses sobre o tombamento da cidade. Ele esteve em Icó para realizar as atividades de fiscalização no sítio histórico da cidade.

A cerca da entrevista, tratamos sobre o tombamento da cidade de Icó, que foi tombada pelo patrimônio histórico em dezembro de 1997, segundo o site do Fórum do Patrimônio, baseado no IPHAN que tombou a cidade icoense. Esse dado é confirmado pelo artigo: "Uma princesa "tombada" às margens do Rio Salgado: Dinâmica Urbana e ações preservacionistas na cidade de Icó, CE".

A data, que também foi citada pelo historiador icoense Miguel Porfírio, em seu livro "Icó -Em fatos e Memórias", também trás o tombamento realizado em 1997, e aqui queríamos complementar com um um conhecedor da história, Washington Luiz Peixoto Vieira, que divulgou a data de 1998,como é citado em seu blog Opinium, no qual foi tombado o Conjunto Arquitetônico Icó.

A dúvida ainda aparece, mas é fato que desde 1997, ao final do ano, e 2008, data referido pelo ex-superintendente do Iphan no Ceará, Romeu Duarte, em entrevista ao Jornal O Povo, o Icó passou a fazer parte da história e da cultura do Brasil.


ENTENDIMENTO - Deixamos o entendimento que o tombamento aconteceu em 1997 e seu reconhecimento deu-se em 1998. Portanto, faz-se 10 anos do tombamento de Icó, uma das primeiras cidades do semi árido a serem tombadas no Brasil.

Portanto, estaremos, a partir de hoje, trazendo materiais especiais de Icó, em homenagem aos 10 anos de tombamento desta cidade única. Icó é uma de 4 cidades do Ceará e uma das poucas cidades do Barsil com esse status de importância de tombamento.Entrevista - Aqui trazemos a entrevista, dividida em 4 partes:


PARTE 1 - O Icó depois do tombamento




PARTE 2 - O papel do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Icó




PARTE 3 - Parceria do Monumenta com o Icó está ameaçada?




PARTE 4 - O IPHAN no Icó e os novos projetos para a cidade




A despeito do tombamento, uma complementação. O tombamento de Icó deu-se pelo "valor histórico, valor paisagístico, valor urbanístico e valor arquitetônico da cidade. Estes aspectos são corroborados pelos diversos pareceres que recomendaram a homologação do processo, onde podemos citar o parecer de 17/10/1997, que destaca a importância do tombamento através: da representatividade do espaço no que diz respeito ao processo de povoamento e consolidação do interior do país e do Estado do Ceará; a riqueza arquitetônica e urbanística do espaço, como fonte documental; a permanência do seu traçado urbano original, facilitando a identificação e delimitação do "centro histórico"" (Trecho do artigo "Uma princesa "tombada" às margens do Rio Salgado: Dinâmica Urbana e ações preservacionistas na cidade de Icó, CE".)
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :