A metodologia do ranking considera as análises quantitativas de conteúdos disponibilizados na Web, especialmente aqueles relacionados a processos de geração e comunicação acadêmica de conhecimento científico, avaliando as atividades científicas, o desempenho e o impacto. A pesquisa pode ser acessada na íntegra no site da instituição.
Neste ranking, atualizado de julho, duas universidades cearenses aparecem entre as 4 mil melhores. Pela ordem da classificação, a primeira do Ceará é a UFC, e logo em seguida a Unifor.
UFC - A Universidade federal do Ceará aparece na colocação 1265° no mundo e na 37° colocação na América Latina. A suas notas foram: tamanho - 1,040 ; visibilidade - 2,029; "importância dos arquivos" - 966; estudo - 562.
Entre as universidades próximas da colocação da UFC, estão a Saint Lawrence University , dos Estados Unidos; a Kwansei Gakuin University , do Japão; a Norwegian University of Life Sciences , da Noruega; e a Laurentian University , do Canadá.
Unifor - A Universidade de Fortaleza se destacou entre as melhores universidades particulares do Brasil e do Norte/Nordeste, com a 1692° colocação entre as melhores do mundo e a 70° da América Latina. As notas foram: tamanho - 2,920 ; visibilidade - 1,245 ; "importância dos arquivos" - 3,577 ; estudo - 1,552.
As universidades próximas da Unifor são a Universität zu Lubeck , da Alemanha; a Eastern Oregon University , dos estados Unidos; e a Universidad Austral de Chile , do Chile.
BRASIL - As melhores universidades do Brasil foram a Universidade de Sao Paulo (USP), na 113° colocação no mundo e 2° da América LAtina; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 212° posição mundial e 3° da América Latina.
O "Ranking Webometrics das Universidades do Mundo" é uma investigação de iniciativa da Cybermetrics Lab, um grupo pertencente ao Conselho Superior de Investigações Científicas (Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC)), a maior corpo de pesquisa pública da Espanha.
0 comentários :
Postar um comentário