Rio Salgado, que receberá o São Francisco, passa por debates


Debater sobre o Rio Salgado e sua revitalização, através de políticas públicas. Esse foi o objetivo das discussões de estudiosos, órgãos públicos, ambientalistas e a comunidade da qual faz parte a bacia do Salgado.


A reportagem realizada sobre esse encontro foi ralizada pelo jornal Diário do Nordeste, em Juazeiro do Norte, local do evento.


A mesma Bacia hidrográfica que abastece 90 % do abastecimento da Região do Cariri está assoreada. Isso acontece pelo descuido de parte de autoridades e população local, através do despejo de dejetos que prejudicam as margens, o leito e o caminho deste grande rio.


O resultado desse descuido e descaso é de um belo rio que nasce na Pedra da Batateira, Carri cearense, mas que se transforma em um amontoado de sujeira acumulada à frente. É a aceleração da matança desse rio, que passa no Icó e se encontra com o Rio Jaguaribe, no distrito de Pedrinhas.


São aguadados os R$ 70 milhões junto com recursos do Governo do Estado do Ceará, em áreas específicas, para que aconteça a verdadeira recuperação da bacia, que tanto auxilia o Cariri há bastante tempo.




RIO E LENÇO FREÁTICO SOFREM - O Rio vem sofrendo com a falta de cuidado com seu leito e agora passa esse problema para os aquíferos, reservas de água próximos, da qual faz parte a bacia. Esse relato é da presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Regional do Cariri (Condirc), Claire Anne Viana, em entevista ao Diário do Nordeste.




RIO SÃO FRANSCISCO - Outro foco do debae tem sido o futuro do Rio, e desse futuro faz parte a entrada de água do Rio São Francisco, que cairá no Salgado, e isso nescessita de um planejamento e preparação. O projeto está em andamento e aprecisão é de que em alguns anos esteja levando água par o Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco.


As águas do Rio São Franscisco vão entrar pelo açude Atalho, em Brajo Santo, com o recebimento de 5 litros por segundo. Logo após, o açude, que foi construído para a transposição, leva a água para o Rio Salgado.


O destino é passar pelo município de Icó e chegar no açude Castanhão, em Alto Santo, para servir de abastecimento para projetos de irrigaçaõ e deiversas atividade, além de garantir água para o abatecimento, segundo o projeto.




GARANTIA DE ÁGUA - Através disso, haverá uma garantia melhor dos resursos de água no futuro. Outro problema debatido é a questão de grandes eschentes, como a ocorrida este ano, mas que pela falta de estrutura de gerenciamento e devido ao abandono do Rio, garantiu um bom abastecimento do lençol freático na região, com água acumulada embaixo do solo.


Mas pela mesma falta de estrutura e o abandono do curso do Salgado, causou inúmeras perdas para a população ribeirnha, caso de Icó, Lavras da Mangabeira e Aurora.




PROBLEMAS - Um dos problemas da revitalização do Rio Salgado é garantir o saneamento básico das cidades onde o Rio Salgado passa. Das 23 cidades, segundo a reportagem, 10 cidades jogam o seu esgoto. A maioria vem das cidades de Crato e Juazeiro do Norte, com a metade da sujeira.


Haverá uma licitação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), segundo o Secretário das Cidades Joaquim Cartaxo, para um convênio que possibilite um projeto de esgotamento para todas as 23 cidades.




BACIA DO SALGADO - A Bacia do Salgado é uma Sub-Bacia do Rio Jaguaribe. A localização é no sul do Ceará em uma área de drenagem de 12.865 km2, tendo como Rio principal o Rio Salgado, com 308km de extensão.


Fazem parte da bacia 23 municípios que tem potencial de acumular 447,21 milhões de metros cúbicos. 13 açudes gerenciados estão nessa área, que tem 85% do terreno cristalino e 15% sedimentar.

Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :