A cidade de Icó e mais 66 municípios cearenses firmaram o acordo dos convênios junto ao Ministério da Educaçaõ (MEC) em solenidade ocorrida em Brasíllia.
O "Encontro de prefeitos" contou com a presença de mais de 2 mil representantes de municípios, educadores, além do ministro da Educação, fernando Haddad, e do presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva.
Para assinar os convênios, os municípios elaboraram o Plano de Ações Articulares (PAR), um das exigências do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Segundo o jornal O Povo, a adesão é o primeiro passo para que os municípios recebam apoio.
ICÓ NO CONVÊNIO - O Ministério da Educação oferece atendimento prioritário a 1.242 municípios que apresentaram o Índice de Desempenho da Educação Básica (Ideb) menor que a média nacional (3,8).
Entre esses municípios, estão 36 cearenses e entre eles o Icó, onde a nota foi uma das mais baixas do Ceará.
O Icó receberá recursos, junto com os 1.241 municípios brasileiros, para garantir ações como a formação inicial e continuada de professores, formação de gestores e funcionários das escolas, laboratórios de informática, conexão de banda larga, transporte escolar, construção de creches e materias didáticos.
Os recursos de Icó ainda não foram definidos, mas terão atendimento prioritário no recebimento de recursos.
O evento que aconteceu na semana passada, teve como objetivo de marcar o primeiro ano do PDE e de incentivar e contribuir para o alcance das 28 metas do plano.
0 comentários :
Postar um comentário