
O evento foi mobilizado pela Gerência Regional da Bacia do Salgado da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos [Cogerh] e, por votação com maioria de votos dos presentes, foi deliberado a manutenção da vazão de operação do açude em 302 l/s [litros por segundo], sendo priorizados para o consumo humano e dessedentação animal. Destes, 114 l/s são para abastecimento humano e 188 l/s para irrigação.
A reunião contou com a presença de usuários; do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Icó [SAAE]; do gerente regional da Bacia do Salgado da Cogerh, Alberto Brito; Coordenador de Gestão da Cogerh, Rafael Landim, as técnicas da COGERH, Rossana Câmara e Nayara Ribeiro e alunos da Escola Estadual de Ensino Profissional [EEEP] Deputado José Walfrido Monteiro.
Presente, também na reunião, o promotor de justiça da Comarca de Icó, Dr. Renato Magalhães, informou que foi aberto um processo civil contra os infratores que estão realizando o desvio de água que segue no caminho Açude Orós - Açude Lima Campos. Neste caso, está previsto um encontro nos próximos dias para tratar da temática com as pessoas do Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos.
Ainda foi pontuado que a Cogerh está em execução de obra, com bombeamento de água até a entrada do canal Orós-Lima Campos, escoando, por gravidade até chegar ao açude Lima Campos e demais pontos de captação. A previsão é dobrar a vazão, atualmente de de 400 l/s para 800 l/s, visando garantir água à comunidade icoense.
* Foto: Cogerh
0 comentários :
Postar um comentário