Especialistas alertam para uso de analgésicos no alívio da dor nas costas

Usar relaxantes musculares ou analgésicos para aliviar aquela dor que de vez em quando aparece nas costas é uma estratégia desaconselhável e pode resultar em dano maior à coluna vertebral. 

Para informar as pessoas sobre as principais medidas de prevenção e os riscos que algumas atividades podem trazer à coluna, diversos fisioterapeutas, especialistas em tratamentos para a coluna, lançaram nesse sábado [2], de forma simultânea, em 30 cidades, a Campanha Nacional Alerta para Prevenção de Dores nas Costas. 

Em Brasília, fisioterapeutas foram ao Parque da Cidade para alertar os frequentadores do local. De acordo com a diretora do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral [ITC], Ângela Lepesqueur, as pessoas precisam ficar atentas a quaisquer dores irradiadas [aquelas que percorrem um caminho ao longo do corpo, em geral associadas aos nervos comprometidos], formigamentos e dormência em membros, falta de força, dores espontâneas que surgem sem motivo aparente, além de contraturas musculares nas regiões lombar e cervical e dores locais ou decorrentes de posturas mantidas. 

“O maior problema é quando a pessoa resolve o incômodo tomando analgésicos, porque deixa de investigar a causa e, com isso, o problema fica maior”, ressalta Ângela. Professor de educação física, Andrett adverte: exercícios sem orientação profissional podem resultar em danos à saúde. 

Nesse sentido, o acesso a equipamentos públicos de musculação representa um risco maior aos praticantes. “A gente sabe que muitos não têm acesso a profissionais para orientar as atividades físicas. O que indicamos para esses casos é que eles pratiquem a atividade de forma mais moderada e com maior amplitude [maior número de repetições do exercício, mas com uma carga mais leve], sempre lembrando que a dor é o limite de qualquer movimento”.


* Com informações da Agência Brasil
Publique no Google Plus

Publicado por Jornalismo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :