
A prefeita municipal de Icó, Laís Nunes, sua nora, decretou luto oficial em Icó por três dias e destacou "um legado de bons exemplos que Seu Oriel deixa para todos", em nota oficial.
Em comunicado oficial da PMI divulgado na noite deste domingo [10], foi informado que o corpo do ex-deputado chegará ao município de Icó às 23h de hoje e será velado no sítio Sossego até segunda-feira [11] pela manhã.
A partir das 8h, um cortejo fúnebre segue até o Santuário do Senhor do Bonfim. Neste momento, o velório será aberto para a visitação dos amigos, correligionários e familiares para prestarem suas últimas homenagens. Às 16h, haverá uma missa de corpo presente, seguido de cortejo até o Cemitério Velho de Icó.
O último ex-prefeito de Icó a falecer, também em um domingo, foi o também ex-vereador Aldo Marcozzi Monteiro, em 03 de maio de 2009.
HISTÓRIA - Patriarca da família Nunes e com a lida na agricultura, "Seu Oriel", como ficou conhecido entre os munícipes icoenses, ingressou na política e levou consigo sua família e o sítio Santana para deixar uma marca na história política local e estadual.
Foi eleito vereador em 1982 pelo Partido Democrático Social [PDS], sendo o mais votado da época, com 1.086 votos. A trajetória ascendente ainda o levaria a ser eleito prefeito de Icó em 1989, com 9.704 votos, pelo Partido Trabalhista Renovador [PTR] em chapa composta pelo vice e ex-prefeito, Jaime Almeida Alencar.
No período à frente da Prefeitura Municipal de Icó, conforme registros da época, deu início às bases construtivas do Hospital Regional de Icó Prefeito Walfrido Monteiro Sobrinho [HRIPWMS] construiu a terceira praça localizada no Largo do Théberge, com a presença de um coreto, jardim, fonte luminosa e quiosques.

Além disso, foi iniciada em sua gestão, uma feira na rotatória [balão] da rodoviária, que seria o embrião da tradicional festa do Forricó, implementado pelo prefeito da gestão seguinte, Dr. Quilon Peixoto.
Em 1998, entra na disputa pelo Plenário 13 de Maio e obtém 20.888 votos pelo PMDB, inicialmente ficando na suplência, assumindo, a seguir e de forma efetiva a cadeira de deputado estadual, até o final da 25ª legislatura da Assembleia Legislativa do Ceará, em 2002.
FORÇA POLÍTICA - Ao trazer à tona o clã Nunes à política icoense, Oriel inaugura um novo cenário político-administrativo local, com o declínio da família Monteiro e a ascensão do filho, Francisco Leite Guimarães Nunes, Neto Nunes, a prefeito municipal de Icó [1996, com 14.324 votos pelo PMDB; e em 2000, com 15.660 votos pelo PSD], e a deputado estadual [2006, com 41.055 votos pelo PMDB; e em 2010, com 45.843 votos pelo PMDB].

Vale salientar a presença política na Câmara Municipal de Icó, a partir do ingresso de Oriel Nunes no parlamento icoense, em 1982, com eleições seguidas de representantes da família, com destaque de votação, para os edis Ricardo Nunes [eleito em 1996, 2000, 2004 e 2008] e Fernando Nunes [eleito em 2016].
* Dados do TRE-CE
0 comentários :
Postar um comentário