A Carta chorographica da Província do Ceará, produzida pelo médico francês radicado em Icó, Dr. Pedro Franklin Théberge, é o pano de fundo para o romance histórico "Semarias do Tempo".
Escrito pelo pesquisador de história regional, Pedro Luiz Cândido de Oliveira, a obra tem por subtítulo "de Portugal ao Sertão do Brasil, notícias aventurosas de quatro homens entre os séculos XVIII e XIX” e vem ganhando destaque estadual.
O "livro-memória" de 352 páginas bebe, em suas fontes, de documentos eclesiásticos como os arquivos da Igreja Católica dos municípios de Lavras, Iguatu e Icó. E diz respeito a uma investigação genealógica, sociológica e histórica que conta a saga de quatro gerações de homens, desde Portugal, passando por Pernambuco até chegar ao sertão do Centro-Sul do Ceará, tendo como pano de fundo as grandes transformações do Brasil e do Ceará naqueles séculos. Do apogeu ao declínio dos ciclos do açúcar, da pecuária, do algodão, as mudanças e conflitos políticos.
A narrativa une vários anos de pesquisa em fontes primárias [civis e eclesiásticas], fontes da tradição oral, na historiografia existente e também de viagens de pesquisa a Pernambuco e Portugal.
As vidas de quatro homens antigos são descortinadas, com o vislumbre das camadas da história do Ceará e do Nordeste. O trabalho de investigação e o esforço imaginativo para recapturar aquele mundo deslembrado, suas cores próprias, sua dinâmica peculiar, as misteriosas inter-relações existentes e, olhando ainda mais de cima, o momento histórico em que viveram, buscando ver o que viam e pensar o que pensavam.
O livro foi lançado no último dia 11, em Fortaleza e terá lançamento nos próximos dias 25 e 26 de agosto, no Colégio Paulo VI, em Lavras da Mangabeira, e no Barracão Cultural, em Várzea Alegre, respectivamente. A obra custa R$ 50, pela Gráfica e Editora imprece.
* Com informações do blog do jornalista Eliomar de Lima
0 comentários :
Postar um comentário