Bispo emérito da Diocese de Crato com atuação em Icó falece

O quatro bispo da Diocese de Crato, no Cariri Cearense, dom Newton Holanda Gurgel, que atuou como vigário em Icó, faleceu nas primeiras horas da última quinta-feira [06], aos 93 anos de vida.

Ele esteve à frente do pastoreio da diocese de Crato por oito anos e meio e morreu após estar internado no Hospital São Miguel, em Crato, desde o dia 24 de março, vítima de insuficiência respiratória e falência múltipla dos órgãos, de acordo com a Diocese de Crato.

O enterro foi realizado na manhã dessa sexta-feira [07], com cerimônia na Catedral de Nossa Senhora da Penha, no Crato, com a presença de centenas de pessoas. Após a oração das exéquias, a urna funerária seguiu para a Capela da Ressureição, localizada na própria Sé, onde foi enterrado junto aos demais bispos e o monsenhor Vitaliano Mattioli.

HISTÓRICO - Nascido em Acopiara, Ceará, em 01 de novembro de 1923, dom Newton recebeu ordenação sacerdotal em 17 de dezembro de 1949. Foi ainda reitor do Seminário São José de Crato e em 27 de maio de 1979 recebeu a ordenação episcopal, como bispo-auxiliar, das mãos do Papa São João Paulo II. Foi nomeado bispo da diocese do Crato em 17 novembro de 1993, com a renúncia de dom Vicente, tornando-se, assim, quarto bispo diocesano.

Ordenado em Milagres [CE] em 17 de dezembro de 1949 por dom Francisco de Assis Pires, segundo bispo da Diocese de Crato, dom Newton atuou como Vigário Ecônomo de Icó, foi cooperador em Iguatu, voltou ao Crato para ser diretor espiritual, depois reitor do Reitor do Seminário [1959/1962], vigário cooperador em Juazeiro e pároco em Campos Sales, de onde voltou ao Crato para a Cúria Diocesana, primeiro, como bispo auxiliar [1979-1994] de dom Vicente de Paulo de Araújo Matos, e depois como bispo diocesano [1994-2001].

Em seu legado como bispo, ordenou vinte e oito sacerdotes e criou quadro paróquias. Em 02 de maio de 2001, teve aceito o pedido de renúncia em conformidade com o cânon 401§ 1 do Código de Direito Canônico [motivo de idade], permanecendo assim como administrador diocesano até 29 de junho de 2001. 

A partir daí, na condição de bispo-emérito, dom Newton se recolheu em sua residência particular, em Crato. Atuou com o lema episcopal que escolheu: “Certa Bonum Certamen” [Sustenta o Bom Combate]. 

Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :