IPHAN disponibiliza Fototeca com imagens especiais de Icó

No ar desde o início de junho, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [IPHAN] disponibiliza, em seu site, o espaço da Fototeca com imagens que valorizam os bens culturais brasileiros, e conta com um espaço especial destinado à teicentenária Icó.

Dentre as fotos disponibilizadas pelo IPHAN, está presente a "Região Nordeste Patrimônio Material - Conjuntos Urbanos Tombados", com uma galerias de fotografias que registram o patrimônio tombado nos conjuntos urbanos do Nordeste, e entre elas o sítio histórico de Icó, tombado como Patrimônio Nacional pelo Instituto, em 1997.

Patrimônio edificado pela criação do gado e a civilizção do couro, Icó se apresenta na Fototeca com cerca de 80 imagens, quase todas da época do Monumenta, início dos anos 2000, quando da última grande reforma realizada em grande parte dos edifícios seculares barrocos.

Fotografias do conjunto arquitetônico e de prédios isolados do Largo do Théberge, Avenida Ilídio Sampaio ("Rua Grande"), Rua General Piragibe ("Rua do Meio") e Rua Dr. Inácio Dias ("Rua Larga") compõem a galeria que destacam as belezas que fazem parte dos espaços históricos e as representações físicas ligadas aos patrimônios imateriais (lendas e costumes) do Icó.

Os álbuns, no sentido geral, trazem diversas temáticas que contemplam uma variedade de registros fotográficos dos Conjuntos Urbanos Tombados, Bens Registrados, Registro de Lugares, Parques Nacionais, Jardins Históricos, Patrimônio Arqueológico e Personalidades.

* Com informações do IPHAN
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :