Reuniões em Brasília reforçam garantia de terreno do DNOCS para UFCA em Icó

Em meio ao prazo final de definição do terreno para o Campus Icó da Universidade Federal do Cariri [UFCA], cuja situação precisa ser resolvida até o final do mês de outubro, reuniões em Brasília-DF reforçaram o pedido de garantia do terreno para garantir a continuidade de ampliação da instituição de ensino superior em terras icoenses.

No dia 16 de setembro, o vereador da Câmara Municipal de Icó, Victor Luiz Monteiro [PR], entregou ao senador Eunício Oliveira [PMDB-CE] uma documentação que diz respeito ao relatório do terreno localizado no conjunto Gama, originalmente destinado à UFCA, mas que depois foi negado pelo DNOCS com a alegativa de ser uma reserva ambiental.

"Estou fazendo isso primeiramente porque sou filho de Icó. Sou estudante, estudo atualmente em Cajazeiras-PB, e sinto na pele o que é sair de nossa cidade para estudar fora. É uma luta, porque é uma universidade federal, gratuita. Sendo jovem, eu não quero ser o pai [da conquista]. Os pais são os 67 mil habitantes do município de Icó. Fui recebido pelo senador Eunicio Oliveira e durante uma hora conversamos sobre o tema. É importantíssimo o terreno para o Campus de Icó da Universidade Federal do Cariri, garantindo mais educação aos filhos desta terra e da região”, disse o edil.

No dia 17 de setembro, através do contato com a deputada federal Gorete Pereira [PR-CE], foi agendado uma reunião no Ministério da Integração Nacional. Na oportunidade, o Secretário-Executivo do Ministério da Integração Nacional, Carlos Vieira, recebeu a documentação de Monteiro, conversou sobre a situação pendente e reforçou a intenção de garantia da instalação do Campus da UFCA na cidade de Icó e para as regiões Centro-Sul e Vale do Salgado cearense.

Outro contato realizado na capital federal foi feito com o edil e o senador Tasso Jereissati [PSDB-CE], que também foi comunicado de forma detalhada do terreno, ainda pendente. Foi firmado com o senador Eunício Oliveira de que, caso não haja avanços quanto o trâmite da cessão ou doação do terreno pelo DNOCS à UFCA, de que seja marcada uma reunião entre os representantes da UFCA Campus Icó e o parlamentar, de forma a buscar agilidade no processo.

"A boa noticia é que depois de muita pressão, de conversas com a presidenta Dilma, para que a gente pudesse resolver definitivamente uma questão que podia ter sido muito simples, mas que foi complicada e agora foi alvissareira a noticia de poder dizer que a Universidade do Cariri, depois de ter recebido uma negativa do DNOCS, agora tem os três estudos que foram entregues da área necessária para a instalação da Universidade na cidade de Icó. Estou muito feliz”, afirmou Oliveira.

No dia 18 de setembro, em documentação pública da Coordenadoria Estadual do Ceará [CEST-CE] do DNOCS, o coordenador substituto do CEST-CE, José Falb Ferreira Gomes, confirmou que dia 17 deste mês foi encaminhado ao diretor-geral do DNOCS o parecer técnico emitido e assinado pela CEST-CE e da Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e de Produção “indicando 3 [três] áreas que podem atender às necessidades e conveniências da UF-Cariri. O parecer deste Coordenador Estadual indica a área localizada nas imediações do Conjunto Gama, e inicialmente requerido pela Universidade, como a que melhor atende à UF-Cariri cuja indicação será acatada pela Direção Geral do DNOCS”.

Recentemente, em entrevista à imprensa, Falb Gomes afirmou que o projeto prevê terreno com tamanho de 21 hectares e que ainda será definido se haverá uma cessão ou doação do espaço, sendo que aquele necessita apenas da assinatura do DNOCS, enquanto este último acontece através de votação no Congresso Nacional, seguido de sanção presidencial.
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :