Diário aponta Icó com escolas municipais em situação precária

A machete "Escolas do Interior em situação precária", do Diário do Nordeste dessa terça-feira [27] e uma reportagem no caderno Regional do periódico apontou que no Ceará "pequenas cidades e zonas rurais são as mais carentes de estrutura física, material e profissionais".

O texto destacou três municípios onde problemas são destaque na área educacional: Icó, Jati e Quixadá, além de casos considerados exitosos, como Sobral, na região Norte do Estado.

A matéria começa com o texto: "Nas Regiões Central, Centro-Sul e do Cariri, a nucleação e falta de estrutura são cenários que os estudantes encontram nesse início de ano. Falta de carteiras escolares, salas de aula precárias, falta de estrutura adequada para os professores e de transporte escolar são a realidade de muitos municípios, apesar dos avanços."

ESCOLAS MUNCIPAIS DE ICÓ - Na região Centro-Sul, a matéria se detém em Icó, onde problemas apontados perduram desde 2012, último ano da gestão passada, e prossegue até o momento, com dois anos da gestão atual.
"Na região Centro-Sul do Ceará, o município de Icó é um dos que apresentam um parque escolar com sérios problemas. Pelo menos cinco escolas permanecem com obras paralisadas desde 2012, na zona rural. Os alunos foram remanejados para casas alugadas e outras unidades de ensino".

Continua o texto: "A maioria [das escolas] não oferece condições adequadas e, em uma delas, na localidade de Carnaubinha dos Pereiros, sequer há portas no banheiro. Os pais de alunos esperam há mais de dois anos pela conclusão das obras, que estão paralisadas desde o último ano da gestão anterior. 'O projeto de reforma e ampliação não foi concluído', disse a professora aposentada, Terezinha Martins. 'Os alunos foram colocados em duas casas alugadas'."

Segue a matéria: "O problema se repete nas localidades de Poço das Pedras, Conjunto Delta, Forquilha dos Batistas e em outras comunidades rurais. Creches e prédios de associações de moradores que não apresentam condições adequadas de ensino estão sendo usados para abrigar os alunos".

Finaliza a matéria dizendo que "o ano letivo em Icó começa no próximo dia 2 de fevereiro. A rede física das escolas é um desafio para as gestões municipais, mas têm ocorrido avanços nos últimos anos. Em Icó, por exemplo, escolas na localidade de Capim Pubo e Jenipapeiro estão com obras de reforma abandonadas e alunos estudando em casas alugadas. Essa situação traz transtornos para os estudantes."
Publique no Google Plus

Publicado por IN

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Comentar no Site
    Comentar usando o Facebook

0 comentários :